sexta-feira, 22 de julho de 2022

Orgulho nacional: João Pedro Silva (Açoreano) honrou Portugal ontem em Las Ventas

Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - O debute ontem em Madrid do consagrado bandarilheiro português João Pedro Silva, primeiro toureiro dos Açores (Ilha Terceira) a actuar na primeira praça de toiros do mundo, foi, para nós, portugueses, a nota dominante na novilhada nocturna celebrada em Las Ventas, terceira do ciclo de Julho de promoção aos novos diestros, que teve uma assistência de 7.695 espectadores.

João Pedro Silva (conhecido no meio por Açoreano), que integra como peão de confiança a quadrilha do cavaleiro Rui Salvador, saíu ontem às ordens do novilheiro Javier Montalvo (cabeça de cartaz da novilhada), lidando de capote o primeiro novilho-toiro e impondo no quarto a sua arte de grande bandarilheiro com um magnífico par (fotos de baixo). Uma digna presença do toureiro luso na primeira arena do mundo, que muito dignificou, encheu de orgulho e engrandeceu a Tauromaquia portuguesa e sobretudo a aficion da aficionadíssima Ilha Terceira.

A novilhada, de que mais tarde aqui publicaremos um resumo fotográfico, teve pouca história e ficou condicionada pelas escassas opções dadas aos toureiros pelos novilhos-toiros de Aurelio Hernando.

Javier Montalvo, Jesús Ángel Olivas e Juan José Villa "Villita" foram silenciados no final das suas faenas.

Fotos Ricardo Relvas e Plaza 1/las-ventas.com