As imagens da violenta e aparatosa colhida sofrida ontem pelo matador espanhol Morante de la Puebla em Vila Franca de Xira, quando toureava de capote o primeiro toiro do seu lote, terceiro da corrida das Festas do Colete Encarnado, da ganadaria espanhola de Irmãos García Jiménez, com o nº 20 e o peso de 460 quilos.
Morante tinha reaparecido 24 horas antes em Zamora, depois de ter cancelado na última semana duas corridas onde estava anunciado, em virtude da lesão (fractura) numa costela sofrida por colhida no passado sábado em Badajoz.
Receou-se o pior depois da assustadora voltareta ontem na "Palha Blanco", mas, mesmo diminuído e visivelmente combalido, Morante continuou a sua actuação terminando o quite de capote com cingidas chicuelinas e realizando depois uma valorosa faena de muleta de muito sentimento, muita arte e tremenda entrega.
Neste primeiro toiro do seu lote, Morante foi premiado com uma lenta e muito aplaudida volta à arena.
Segundo o seu apoderado Pedro Marques, o Maestro queixa-se de dores na mão e na costela lesionada, mas "está bem".
Morante e sua equipa jantaram em Vila Franca na Tertúlia "O Estoque" da Família Levesinho e o toureiro deverá ficar esta noite em Portugal para mais logo, se não houver nenhuma alteração, participar na cerimónia de apresentação oficial dos cartéis do Campo Pequeno - onde toureia a 7 de Setembro na primeira das duas corridas da Feira Taurina de Lisboa.
Fotos M. Alvarenga