Miguel Alvarenga - Óscar San Román, matador de toiros mexicano, pai do actual matador Diego San Román e tio da também toureira Paola San Román, é outro bom amigo mexicano que felizmente guardei através dos anos, desde que o conheci por cá, no final dos anos 80, início dos 90, quando viveu em Lisboa e por aqui muito toureou.
Uma ou outra vez fomos falando. Óscar deixou de tourear no princípio dos anos 2000, foi presidente da Associação de Matadores Mexicanos (cargo também desempenhado por outro grande amigo, Enrique Fraga, que esteve de visita ao nosso país na semana passada, como aqui contei) e hoje dedica-se a apoiar a carreira de sucesso de seu filho.
No ano passado, com 53 anos, reapareceu por uma tarde num festival realizado na praça espanhola de Higuera de la Sierra (Huelva), cortando as duas orelhas ao novilho que lidou, mostrando que quem sabe nunca esquece.
Actualmente no México, onde vai tourear em dois festivais, o cavaleiro Paco Velásquez surpreendeu-me ontem com Óscar San Román nesta foto que em cima publico - e logo a seguir, o meu querido amigo entrou em directo no WhatsApp para me saudar e saudar Portugal: "Meu querido Miguel, desde México te envio e a todos os amigos portugueses um grande abraço, leio-te sempre e tenha ganas de ir em breve a Portugal!". A amizade ficou para sempre, E é bonito que assim seja.
Óscar San Román - grande amigo, também, desde esses anos em Lisboa, do toureiro brasileiro Fernando Guarany - nasceu em Santiago de Querétaro em 26 de Agosto de 1970. Debutou com picadores em San Juan del Rio (Querétaro) a 28 de Junho de 1987 alternando com os também novilheiros Hugo Méndez, Jorge de Jesús "El Glisón" e Curro Ayala, com novilhos de El Cuate González.
A 3 de Setembro de 1989 apresentou-se na Monumental do México repartindo cartel com a rejoneadora Karla Sánchez e os novilheiros Humberto Flores e Juan Clemente, toureando o novilho "Bongosero" da ganadaria de Felipe González.
Óscar San Román tomou a alternativa de matador de toiros a 25 de Dezembro de 1991 em Querétaro, apadrinhado pelo matador espanhol Pedro Gutiérrez Moya "El Niño de la Capea", com o testemunho de Jorge Gutiérrez, com o toiro "Asaltante", nº 48, com 548 quilos, da ganadaria de Javier Garfias.
Nesse ano de 1991, a 11 de Maio, toureou pela última vez como novilheiro na praça lisboeta do Campo Pequeno (cartaz em baixo), ao lado dos portugueses João Carlos Lorena e Nuno Figueira, frente a novilhos de António Charrua.
San Román confirmo a alternativa na Monumental do México a 27 de Setembro de 1992, com toiros de Campogrande, apadrinhado por Alejandro de Olivar, com o testemunho de José Luis Herros.
Fotos D.R.
Reaparição por uma tarde, no ano passado em Espanha, cortando duas orelhas. Quem sabe, nunca esquece! |
Óscar San Román no tempo em que viveu em Lisboa |
A alternativa em Querétaro no Dia de Natal de 1991, com "Niño de la Capea" como padrinho |
Confirmação da alternativa em 1992 na Plaza México |
A última novilhada no Campo Pequeno em Maio de 1991 com Lorena e Figueira |