segunda-feira, 8 de julho de 2024

As 4 grandes pegas do Grupo de Vila Franca ontem na sua "Palha Blanco"

De apresentação e trapio extraordinários, aplaudidos nas entradas em praça, os toiros de Herdeiros de David Ribeiro Telles lidados ontem na "Palha Blanco" foram exigentes, tinham teclas e pediam contas. Complicado foi o quarto, os outros tiveram bom comportamento, destacando-se o terceiro, merecedor de volta a arena para o representante da ganadaria.

Os gloriosos forcados Amadores de Vila Franca estiveram, como estão sempre, à altura das circunstâncias, com quatro grandes pegas à primeira tentativa e louvável intervenção de todos os elementos nas ajudas.

O cabo Vasco Pereira fez a primeira pega, com a técnica e a arte usuais, recuando com saber, fechando-se e reunindo com decisão, aguentando alguns derrotes que foram prontamente eliminados pela intervenção em força dos seus companheiros a dar ajudas. Grande pega, aplaudida volta à arena com João Telles. O cabo brindou a sua pega ao público que ontem enchia a "Palha Blanco".

João Maria Santos fez a segunda pega da tarde, que foi a sua última. Brindou-a ao grupo e também a Maria José García, a mais portuguesa e mais vilafranquense de todas as espanholas, madrinha dos Amadores de Vila Franca. No brinde, referiu João Maria que era "pelos seus 40 filhos", pelos 40 forcados do grupo, entenda-se.

Bem a recuar e a mandar na investida do potente toiro de Telles, o forcado fez uma excelente pega, voltando todo o grupo a estar perfeito nas ajudas. Deu depois uma volta à arena com Francisco Palha e ainda outra sózinho, agradecendo no centro a última calorosa ovação do seu público. Adeus, Forcado!

Lucas Gonçalves pegou o terceiro toiro e brindou aos Campinos, presenças sempre honrosas nas bancadas da "Palha Blanco" nesta tradicional corrida das suas festas, as do Colete Encarnado. Fez uma grande pega, a aguentar derrotes fortes, com uma ajuda fantástica de Rodrigo Dotti (filho do antigo cabo Vasco Dotti), que depois o acompanhou na volta à arena com João Telles e António Ribeiro Telles em representação da ganadaria.

Um parêntesis para lamentar, a propósito da justa e merecida concessão de volta à arena ao representante da ganadaria Ribeiro Telles, que o director de corrida Tiago Tavares se tenha esquecido de conceder idêntica honraria ao representante da ganadaria Paulo Caetano, que lidou ontem em Vila Franca dois novilhos "de bandeira".

A quarta e última pega foi consumada também ao primeiro intento, como todas as outras, por Rodrigo Andrade, que brindou ao companheiro João Maria Santos na tarde do seu adeus às arenas. Pega perfeita, com o grupo a ajudar novamente em força e coeso. Volta à arena muito aplaudida com Francisco Palha.

Uma tarde em grande dos Amadores de Vila Franca na sua "Palha Blanco". Como ontem escrevi, não estou certo, mas creio que esta foi a primeira actuação do grupo vilafranquense nesta temporada. Coisa estranha... e a pedir meditação. 

Fique com as sequências das quatro magníficas pegas. Mais logo, não perca os melhores momentos de João Telles e Francisco Palha e também de Tomás Bastos. E depois, veja todas as fotos dos muitos Famosos que ontem encheram a centenária e emblemática praça de toiros "Palha Blanco" - a Tauromaquia em grande!

Fotos M. Alvarenga


Os oito forcados presentes nas cortesias








A primeira excelente pega do cabo Vasco Pereira











Sem uma despedida formal e sem despir a jaqueta (forcado
para sempre!), João Maria Santos fez ontem a sua última pega













Terceira grande pega da tarde foi consumada por Lucas 
Gonçalves (brindou aos Campinos) com uma extraordinária
primeira ajuda de Rodrigo Dotti, que também deu volta à arena















Rodrigo Andrade brindou a pega ao companheiro João M. Santos
e fechou com chave de ouro a actuação brilhante do Grupo