A realização de uma corrida na Póvoa de Varzim (ler notícia anterior) no próximo dia 9 de Agosto, promovida em conjunto pelo empresário João Duarte e pelo director de corridas Nuno Nery (se bem que dada em nome de um grupo de aficionados locais...) está a gerar uma verdadeira tempestade no regular funcionamento daquela praça, considerada a catedral nortenha da tauromaquia e propriedade da Câmara Municipal local.
Há doze anos gerida pelo empresário Manuel Gonçalves, que a esgota todos os anos com a tradicional Corrida da RTP (denominada TV/Norte), a praça da Póvoa de Varzim será esta temporada palco de uma "corrida-extra" da revista "Flash" que está a ser organizada por João Duarte "no meio" das duas promovidas por Gonçalves - que a 26 de Julho realiza a TV/Norte e a 23 de Agosto uma outra de homenagem ao emigrante.
Indignado com esta "interferência de estranhos" numa praça que era feudo seu, indignado também com o facto de a Câmara Municipal ter viabilizado essa corrida da dupla Duarte/Nery, Manuel Gonçalves ameaça agora cancelar a sua segunda corrida de Agosto e admite mesmo deixar de organizar na Póvoa de Varzim a Corrida TV/Norte.
"Há tantas praças onde realizar corridas, ao vir para a Póvoa, o senhor João Duarte vem nítidamente provocar-me e procurar guerra", desafabou Manuel Gonçalves ao "Farpas".
Por ironia do destino, Nuno Nery é o director da 1ª Corrida TV/Alentejo que Manuel Gonçalves organiza amanhã à noite em Portalegre... e pode viajar para a cidade alentejana na companhia de João Duarte, que esta tarde chegará a Lisboa, proveniente da Ilha Terceira. Outra provocação a D. Manuel?
Isto vai dar que falar. Esteja atento à próxima edição do "Farpas" - quinta-feira nas bancas!
Foto Emílio/Arquivo "Farpas"