quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Mercado de Vinhos arranca já amanhã no Campo Pequeno com 140 expositores


O Mercado de Vinhos do Campo Pequeno está de volta a partir de amanhã, sexta-feira, dia 20 e até domingo, 22 de Outubro, na sua 6ª edição, com um total de 140 expositores. A comemorar 125 anos de existência, a praça lisboeta foi brindada com uma adesão muito grande ao evento por parte dos expositores, tendo esgotado a sua lotação com um mês de antecedência e registado um número de pedidos de inscrição largamente superior à capacidade.
A CVRTejo é a região convidada, beneficiando de um destaque especial naquele que é considerado um dos mais importantes eventos do panorama vitivinícola nacional para apoio de pequenos e médios produtores, onde irá apresentar vinhos empolgantes e estilos diferenciados, oferecendo ao consumidor qualidade a bom preço. A região do Tejo segue-se ao Algarve, que se apresentou na edição anterior com um conjunto de produtores estreantes na iniciativa e que, dado o sucesso que registou, vai repetir a experiência.
Para além desta novidade, o Mercado de Vinhos vai contar ainda com a estreia da realização do 4º Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola, em parceria com a Associação de Escanções de Portugal, que se destina a produtores e cooperativas de todas as regiões vitivinícolas do país e oferece aos expositores do Mercado de Vinhos condições especiais de participação na iniciativa.
Durante três dias, os visitantes poderão provar e comprar uma vasta selecção dos melhores vinhos portugueses das várias regiões representadas no certame: Açores, Alentejo, Algarve, Bairrada, Beira Interior, Dão, Douro, Lisboa, Península de Setúbal, Tejo, Trás-os-Montes, Vinho Verde, bem como espumantes.
Mas a gastronomia não foi esquecida. Cegarrega, produtores de queijos de Sousel, vão dar a conhecer e a provar um conjunto de produtos nacionais de pequena produção mas de grande qualidade. Em estreia contamos com a marca DoMonte, que se destaca com a perdiz de escabeche ou o chouriço de veado, entre outras especialidades de caça. Ainda de realçar os maranhos do Dom Iguarias, com o verdadeiro sabor da Beira Baixa. Numa vertente biológica, a Mother Bio, que apresenta o arroz com curcuma e legumes ou a granola de cacau e lima, e ainda…compotas, chutneys, patés, chocolates, alheiras, presuntos e doçaria, numa mostra de verdadeiras delícias.
O evento levará a cabo um conjunto de iniciativas ligadas ao vinho. O BYOB permitirá que o visitante compre o vinho no Mercado e o leve para ser consumido num dos restaurantes do Campo Pequeno, sem qualquer custo. Por outro lado, sábado e domingo, terá lugar um circuito acompanhado com a wine educator Teresa Gomes, que fará a visita aos expositores, para partilha de histórias de vinho, acompanhadas por provas comentadas.
“A adesão espectacular que o Mercado de Vinhos teve este ano e que excedeu completamente as nossas expectativas, só pode significar que o percurso que temos feito para proporcionar aos pequenos produtores um espaço de visibilidade, e aos visitantes um espaço de descoberta, está a cumprir em pleno com o seu objectivo. O Mercado de Vinhos assume-se cada vez mais como o evento de referência do mercado vitivinícola nacional”, refere Vasco Cornélio, Director de Eventos e Espectáculos do Campo Pequeno.
“É com grande orgulho que colaboro nesta iniciativa tão importante para apoiar a divulgação do vinho e promover o negócio e o networking entre todos os agentes do mercado: produtores, escanções, restauradores e todos os visitantes que apreciam vinho”, comentou Teresa Gomes, wine educator da House Of Wines.
O Mercado de Vinhos é uma organização conjunta do Campo Pequeno e da House Of Wines e funciona entre as 15h00 e as 22h00 no dia 20, entre as 12h00 e as 22h00 dia 21, e entre as 12h00 e as 20h00 dia 22 de Outubro. O bilhete de entrada tem um valor de 3€ sem copo e de 6€ com copo.