Última Hora - Segundo nos informa o cabo Pedro Maria Gomes, só um dos cinco forcados do Grupo de Amadores de Lisboa lesionados esta tarde em Alcácer se encontra ainda a fazer exames no Hospital de Santiago - os outros três foram assistidos no Centro de Saúde e já tiveram alta, já se encontrando neste momento no jantar.
Na foto de cima, da esquerda para a direita: João Varanda, Vitor Grilo, Nuno Fitas e Miguel Santos, quatro dos forcados lesionados na corrida e que já estão a jantar com os companheiros.
Esta foi a décima e última corrida dos Amadores de Lisboa na temporada de comemoração dos seus 80 anos - e, a avaliar pelas ocorrências verificadas, não se pode dizer que tenha encerrado da melhor forma. Mas, felizmente, não há a registar nenhuma lesão muito grave.
Gonçalo Segão, filho do também antigo forcado do Grupo, Luis de Oliveira Segão ("Bombeiro"), foi transportado ao início da noite para o Hospital de Santiago, onde ainda se encontra a ser observado, com suspeita de fractura de uma vértebra. O jovem forcado dava ajudas na primeira pega dos Amadores de Lisboa, ao segundo toiro da corrida, um complicado exemplar da ganadaria Fontembro com 650 quilos.
Foram também transportados ao Centro de Saúde, mas já todos tiveram alta, os forcados João Varanda (levou catorze pontos no queixo), Nuno Fitas (sofreu fractura do esterno), Vitor Grilo (havia suspeitas de lesão num rim, mas graças a Deus, isso foi descartado).E também Miguel Santos, que pegou o segundo toiro dos Amadores de Lisboa (quarto da ordem) sofreu uma luxação do ombro. Todos na foto de cima.
A primeira pega dos Amadores de Lisboa, ao complicado toiro de Fontembro, segundo da corrida, na qual se lesionou o ajuda Gonçalo Segão, foi concretizada por Duarte Mira na sua terceira intervenção, a dobrar Nuno Fitas; a segunda pega, ao quarto toiro, foi consumada por Miguel Santos à segunda tentativa; e a terceira, ao último toiro, foi concretizada por Tiago Silva à terceira.
Pelo Grupo de Forcados Amadores de Montemor pegaram Miguel Casadinho (à primeira, toiro de Castro), José Maria Cortes Pena Monteiro (à primeira, toiro de Vinhas) e Vasco Ponce (à terceira, toiro de Fontembro).
Foto D.R.