domingo, 6 de outubro de 2024

Marco Pérez e Tomás Bastos: estes, sim! Não "fugiram" da praça, tourearam como os deuses!

Miguel Alvarenga - E depois da escandaleira desta tarde em Vila Franca, onde a alegada troca de um toiro levou os matadores ou um matador (ainda ninguém percebeu bem... e a empresa foi pouco explícita num comunicado tão curto para justificar uma bronca tão gigantesca...) a negar-se a tourear e ninguém teve argumentos para solucionar a situação chamando outro matador para vir fazer as vezes do que se pirou ou qualquer outro plano b ou c que tivesse permitido a realização da tourada (se o toiro não servia, o ganadeiro não tem que ser chamado à responsabilidade? E os toureiros e a empresa, não têm vedores? Ninguém foi ao campo ver e avaliar os toiros?...), depois dessa vergonha, vamos aqui enaltecer o triunfo dos novilheiros Marco Pérez e Tomás Bastos ontem à noite nesta mesma praça "Palha Blanco" que esta tarde ficou lamentavelmente fechada...

Ontem houve pureza, houve verdade, houve toureio e houve arte, houve profissionalismo, não houve toureiros em fuga, nem ganadeiros a enviar toiros que não serviam.

Marco Pérez e Tomás Bastos não se puseram em fuga nem temeram os novilhos (que tinham peso e trapio). Tourearam como os deuses. São os grandes triunfadores desta acidentada Feira de Vila Franca. Talvez mesmo os grandes triunfadores desta temporada.

E as fotos não precisam de mais legendas ou comentários. Estiveram os dois verdadeiramente empolgantes e a apontar o caminho do futuro. Intervieram cada qual nos tércios de capote um do outro, em quites de raça e picardia (bem visíveis essas intervenções nas fotos de baixo). Tomás sobressaiu também com as bandarilhas, cheio de poderio e faculdades. Marco respondeu com a técnica da sua muleta mágica na graça e no saber com que toureou os três novilhos.

Nota alta para os novilhos de Álvaro Nuñez. Lá está, eram, espanhóis. Não há novilhos em Portugal? Mas estes serviram. O quinto foi magnífico.

E é em toureiros como estes que temos de apostar. Já chega de trazer pseudo-figuritas que depois dão a barraca que hoje aconteceu. Haja vergonha, senhores. A tauromaquia não tem nada a ver com isto. Estão a deitar por terra tudo aquilo que os antigos souberam dignamente erguer.

Fora com esta gente!

Vivam Marco Pérez e Tomás Bastos!

Fotos M. Alvarenga


















Marco Pérez e o primeiro grande triunfo da noite, faena brindada
ao companheiro Tomás Bastos

















Tomás Bastos em alto nível com o segundo novilho, faena
brindada a seu tio-avô Dário Venâncio













Marco Pérez brindou a Rui Bento a sua segunda espectacular
faena na "Palha Blanco"














Quarto novilho: de novo Tomás Bastos em grande, brindou a
Marco Pérez














Grande faena de Marco Pérez ao quinto novilho, brindada ao
público






















Faena variada e poderosa de Tomás Bastos ao último novilho.
Brindou a toda a sua equipa

Final triunfal: sairam os dois em ombros da "Palha Blanco"