sexta-feira, 10 de maio de 2024

Secretário de Estado da Agricultura assistiu ontem à corrida na Chamusca

O secretário de Estado da Agricultura, João Moura (primeiro da esquerda na primeira foto de cima), honrou ontem a tauromaquia (como, aliás, o fez sempre enquanto exerceu as funções de deputado eleito pelo PSD) com a sua presença na tradicional corrida de quinta-feira da Ascensão na centenária praça da Chamusca (cheia).

João Moura assistiu à corrida numa barreira de sombra, acompanhado por dois amigos, e o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca brindou-lhe a segunda pega da corrida (foto de cima).

Presente também, como é costume, o aficionado presidente da Câmara local Paulo Queimado, a quem o matador António Ferrera dedicou a sua primeira faena.

Na corrida de ontem, mista, actuaram os cavaleiros Francisco Palha e António Telles Filho, o matador espanhol António Ferrera e os dois grupos de forcados locais, Amadores e Aposento, tendo-se lidados toiros da ganadaria Passanha a cavalo e de Murteira Grave a pé. A praça registou uma agradável entrada de público de três quartos fortes (fotos de baixo).

Estavam ontem em disputa os prémios Dr. João Duque para a melhor lide a cavalo e Engº Jorge Duque para a melhor pega, que foram outorgados, muito justamente, respectivamente, ao cavaleiro Francisco Palha e ao forcado Vasco Coelho dos Reis, do Aposento da Chamusca (quarta pega da corrida). O júri era composto pos João Santos Andrade, Vasco Lucas e Manuel Romão.

Ao longo do dia, não perca aqui todas as reportagens da corrida de ontem - já a seguir, leia a análise detalhada de Miguel Alvarenga e depois não perca as fotos das quatro pegas, os melhores momentos dos cavaleiros e do matador e, claro, todas as presenças Famosas que ontem encheram as bancadas da centenária praça da Chamusca.

Fotos M. Alvarenga