domingo, 28 de junho de 2026

Próximo domingo: todos os caminhos vão dar a Vila Franca!


 

Ontem, sábado: 20.233 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
7 691 
Visualizações 
de página de ontem
20 233
Visualizações de páginas 
no último mês
557 036
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

55 650 652




Ex-chefe da Equipa Médica do Campo Pequeno: morreu o Dr. Soares Fernandes

Com 79 anos, morreu na passada sexta-feira o Dr. António José Soares Fernandes, que durante muitos anos chefiou a Equipa Médica da praça de toiros do Campo Pequeno, então composta pelos médicos Gonçalo Moraes Sarmento, Manuel Joaquim, José Carlos Botelheiro e Fernando Moura e pelo enfermeiro Paulo Caldeira.

O funeral realizou-se hoje no Cemitério de Aljustrel, depois de o corpo ter estado em câmara ardente na Casa Mortuária de Rio de Moinhos, sua terra natal.

A toda a Família enlutada, endereçamos as nossas mais sentidas condolências.

Que em paz descanse.

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e Maria Mil-Homens

O Dr. Soares Fernandes (segundo, a contar da esquerda) com 
a sua Equipa Médica quanto em 2017 foram homenageados
pelo "Farpas" e o "Volapié"

Alicante: Duarte Fernandes perde "a mais que segura" Porta Grande por falhar com o rojão de morte

Duarte Fernandes marcou ontem o seu debute em Alicante, na corrida de encerramento da Feira de Hogueras, com duas actuações fabulosas (as fotos de João Silva dispensam comentários), mas, reconhece o importante site "Mundotoro", "os falhanços com o rojão de morte privaram-no de uma mais que segura Porta Grande".

Duarte cortou uma orelha ao seu primeiro toiro e no sexto da ordem perdeu (muito provavelmente) as duas orelhas e o rabo, mais que garantidos troféus para a lide de grande consistência e aprumo que protagonizou.

A praça registou uma entrada de três quartos e lidaram-se toiros de Fermín Bohórquez, bem apresentados em linhas gerais e de bom jogo no seu conjunto, exceptuando o primeiro, que foi manso.

Andy Cartagena (ovação e duas orelhas) e Diego Ventura (quatro orelhas) sairam em ombros.

Fotos João Silva e "Mundotoro"




Duarte Fernandes empolgou!
Ventura e Cartagena em ombros

Jorge D'Almeida Jr. em ombros no debute em Espanha

Debute triunfal em Espanha do jovem cavaleiro Jorge D'Almeida Jr. este sábado em La Roca de la Sierra (província de Badajoz), onde cortou as duas orelhas ao novilho de Vistalegre que enfrentou, deixando óptimo ambiente nesta estreia além-fronteiras.

O ginete lusitano repartiu cartel com o matador Victor Janeiro (quatro orelhas e um rabo) e o novilheiro Pedro Herrera (duas orelhas e rabo), saindo os três em ombros.

Fotos D.R.

sábado, 27 de junho de 2026

Duarte Fernandes esta tarde em Alicante

Duarte Fernandes debuta hoje na praça espanhola de Alicante, na corrida de rejoneio da Feira de Hogueras, num cartel de alto nível ao lado de Andy Cartagena e Diego Ventura, com toiros de Fermín Bohórquez.

Lida em terceiro lugar o toiro "Cartagineso", com 552 quilos e em sexto o "Pensativo", com 512.

Jorge Alegrias, o ex-matador João Silva "Juanito" e Juan Carlos Benito compõem a quadrilha do jovem cavaleiro luso.

Fotos M. Alvarenga e D.R.



João Ribeiro Telles amanhã em Burgos

João Moura e Paulo Pessoa de Carvalho terminam relação de apoderamento

Juntaram-se no início do ano, separaram-se esta tarde. Fica a amizade, fica o respeito mútuo, acabou tudo a bem e sem arrelias, mas a relação de apoderamento não chegou a florescer. João Moura e Paulo Pessoa de Carvalho puseram hoje termo à união profissional que os manteve lado-a-lado (e cheios de projectos) desde Janeiro, num ano em que o Maestro celebra o 50º aniversário da sua triunfal estreia em Madrid.

João Moura segue sendo apoderado em Espanha por Rafael Peralta e em Portugal, para já, não tenciona nomear novo manager.

Foto Fernando Clemente

Bernardo Alexandre faz reparo e esclarece "falhas" na exposição da "Palha Blanco"

Bernardo Alexandre, empresário gestor da praça "Palha Blanco" e grande impulsionador e organizador da exposição ontem inaugurada para comemorar os 125 anos da emblemática praça vilafranquense, faz um reparo ao que aqui escrevemos e, sobretudo, às falhas que apontámos sobre o esquecimento de figuras desde sempre ligadas a esta arena, entre as quais Júlio "Pitorrilha", o guarda da "Palha Blanco" e o famoso cavaleiro José Mestre Batista, um filho adoptivo da cidade ribatejana, apesar de alentejano.

"Tal como disse no discurso de inauguração, esta exposição não pretende ser uma Tertúlia onde há fotografias de toda a gente, mas sim uma viagem pela história de Vila Franca e da própria 'Palha Blanco'. Mesmo assim, Mestre Batista está referenciado em alguns dos cartéis com mais destaque na exposição tal como Mestre João Núncio, a família Ribeiro Telles, a família Palha, e muitos outros que foram verdadeiras referências de Vila Franca. Quanto ao querido Júlio Pitorrilha, e a outros que poderiam estar mencionados, são sem dúvida pessoas que marcaram esta praça mas seria impossível ser justo com todos num espaço tão curto. No entanto estão referenciados e o trabalho de investigação continua. Certamente terão o seu destaque num projecto de dimensão maior no futuro", explica o empresário.

Fotos M. Alvarenga e Luis Azevedo/Estúdio Z/Arquivo 

Júlio "Pitorrilha" fotografado por Miguel
Alvarenga, anos 80, na "Palha Blanco"
Mestre Batista nasceu em São Marcos do
Campo (Reguengos), mas era um filho
adoptivo de Vila Franca

Vila Franca: bilheteira da "Palha Blanco" aberta das 18 às 21 horas


Obras arrancam na praça de Portalegre

Última Hora - Os empresários Jorge Dias e Samuel Silva (empresa Toiros com Arte) estiveram ontem reunidos com Mariano Costa Pinto (na foto com Samuel), um dos irmãos proprietários da praça de toiros de Portalegre, tendo ficado finalmente acertado entre as partes a decisão de ir para a frente com as obras de total remodelação da trincheira (por exigência da Inspecção-Geral das Actividades Culturais), as quais se iniciarão já na próxima semana, a cargo dos empresários concessionários da adjudicação.

O encontro de ontem entre a Toiros com Arte e o co-proprietário da praça "José Elias Martins" tiveram resultados muito aquém do simples acerto para o arranque das obras necessárias exigidas pela IGAC para autorizar a utilização da praça - ao que sabemos, o projecto de parceria da Família Costa Pinto com Jorge Dias e Samuel Silva está para dar e durar e nos próximos tempos podem surgir grandes novidades para os próximos anos.

O início das obras na próxima semana impossibilita, contudo, a realização da corrida que estava programada para o mês de Julho, mas já permitirá a efectivação da tradicional corrida da Feira das Cebolas, a 12 de Setembro, um mano-a-mano João Moura Jr./Miguel Moura com toiros de Veiga Teixeira.

Fotos D.R.


Hoje em Évora: toiros Silva acima dos... 600 quilos!







João Moura Jr.: "Vou a Vila Franca para marcar a minha posição!"

João Moura Jr. sabe que o regresso de João Salgueiro será um dos momentos mais aguardados da temporada. 

Mas deixa uma mensagem clara: vem a Vila Franca para mostrar porque continua a ser uma das maiores figuras do toureio a cavalo.

No próximo 5 de Julho, a “Palha Blanco” será palco do encontro de duas gerações, reunindo alguns dos maiores protagonistas da tauromaquia.

Ao lado de João Salgueiro e João Moura Jr., estará Borja Jiménez, uma das máximas figuras do toureio mundial, e o grupo de forcados Amadores de Vila Franca de Xira.

Todos os ingredientes estão reunidos para uma tarde histórica, no ano em que a “Palha Blanco” celebra 125 anos de história.

Bilhetes já disponíveis em: www.palhablanco.pt e pelo telefone 927 002 555.

Video www.palhablanco.pt

Muito ambiente, grande entusiasmo: praça cheia no Montijo!

Ventura e António Lopes Cardoso (Apos. Moita), na foto com 
o Provedor da Santa Casa e o Presidente da Câmara, ganharam
os prémios que estavam em disputa: melhor lide e melhor pega

Faltou, e foi pena, a emoção do toiro-toiro, mas sobrou a arte dos toureiros na nocturna de São Pedro que ontem encheu a Monumental do Montijo à antiga, com um cartel de estrelas - Rui Fernandes, Diego Ventura e João Ribeiro Telles.

Lidaram-se seis toiros da ganadaria Ribeiro Telles, escassos de forças e de transmissão, que serviram, mas acabaram por retirar brilhantismo ao labor dos artistas. É pena que estas coisas aconteçam...

Diego Ventura ganhou, pela lide do quinto, o prémio que tinha o nome do saudoso José Samuel Lupi e que estava em disputa para distinguir a melhor actuação a cavalo. Sofreu no primeiro toiro aparatosa colhida e queda, como, aliás, acontecera da última vez em que aqui actuou, felizmente sem consequências graves, mas deu a volta à falta de qualidade do oponente para conseguir agradar ao público - "lutou" com um toiro que não lhe deu opções.

No quinto, certamente picado pelos triunfos de Rui Fernandes, puxou dos seus galões e viu-se o verdadeiro e único Ventura, cavaleiro de uma galáxia estranha e diferente, número-um indiscutível da arte do toureio a cavalo.

Rui Fernandes enfrentou dois toiros que também não tinham a transmissão que se quer e que, por isso, pecaram pela falta de emoção. Mas Rui empregou-se, entregou-se, foi autor de duas lides de valor e arte, a afirmar a verdadeira dimensão do seu toureio de verdade, de maestria e de raça.

João Ribeiro Telles teve pela frente nesta noite os mesmos problemas e as mesmas barreiras dos seus companheiros de cartel, isto é, a falta de grande matéria prima para um daqueles brilharetes a que nos habituou. Mas esteve superior, recusou determinante ser ali um mero espectador do duelo triunfal entre Fernandes e Ventura. A sua actuação frente ao terceiro toiro da noite foi, muito provavelmente, o grande momento da corrida. João Telles foi ao Montijo para mostrar que está na frente!

Pese embora a ausência de emoção pela pouca colaboração dos toiros, corridas destas fazem falta e animam a temporada. A Monumental do Montijo, naquela que é a sua data forte, a das festas de São Pedro, encheu como antigamente, houve ambiente, houve calor e entusiasmo. Faltou aquilo que é mais importante: a verdade do toiro-toiro... mas não se pode ter tudo!

Triunfaram os toureiros - porque se esforçaram para puxar por toiros que queiram e não podiam, por falta de forças na maior parte das vezes. Triunfou o empresário José Maria Charraz, porque apostou num cartel forte e caro - e ganhou claramente essa aposta. E triunfou a tauromaquia, porque o entusiasmo e o ambiente que ali se viveu são a moldura que se quer para qualquer corrida.

Pegaram os forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo e do Aposento da Moita, o que causou alguma polémica nos dias que antecederam a corrida, com críticas nas redes sociais à falta de cumprimento do que está estipulado "por lei": a presença dos dois grupos da terra na data tradicional de São Pedro. Faltaram os Amadores do Montijo...

Pelos forcados da Tertúlia pegaram Diogo Oliveira (à primeira), Pedro Tavares (à primeira) e Wilson Gomes (à segunda).

Pelos moitenses foram forcados de cara o cabo Luis Canto Moniz (que brindou a Ventura e consumou ao primeiro intento), André Silva (à segunda) e António Lopes Cardoso, autor de uma grande pega ao segundo intento, que ganhou o prémio com o nome do grande e saudoso forcado José Luis Horta "Maxinó" - que estava em disputa para a melhor pega da corrida.

O júri que atribuiu os dois prémios (melhor lide e melhor pega) era composto por Vasco Ribeiro, Nuno Santana e Abel Correia.

A corrida foi bem dirigida por Ricardo Dias, assessorado pelo médico veterinário José Luis da Cruz.

O empresário anunciara inicialmente uma segunda corrida para este domingo, mas anulou-a. A próxima no Montijo será em Setembro e, salvo alguma alteração, terá cartel composto pelos três Rouxinóis (Luis, Luis Júnior e o jovem amador Simão, que este ano se estreou nas arenas), por Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves e António Telles filho.

Fotos D.R., Touradas/Facebook, Diego Ventura Oficial, João Silva, Pedro Batalha e António Paulo Xavier/Bien/Facebook/José Charraz



Monumental do Montijo cheia, como nos tempos antigos!



Público ao rubro com dois grandes triunfos de Rui Fernandes


É tudo diferente quando Ventura está "em palco"!


João Telles não foi lá só para "ver" o duelo Fernandes-Ventura...
a sua primeira lide, no terceiro toiro, foi um assombro! Nas fotos,
o cavalo "Gaiato", ferro Coimbra, a estrela da noite!
Diogo Oliveira (Tertúlia) na primeira pega da noite
Canto Moniz (cabo do Apos. Moita) brindou a segunda
pega a Diego Ventura
Pedro Tavares (Tertúlia) na terceira pega
André Silva (Apos. Moita) na quarta pega da noite
Quinta pega: Wilson Gomes (Tertúlia do Montijo)
António Lopes Cardoso (Apos. Moita) ganhou o
prémio em disputa pela sexta pega da corrida