segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Desafio Ganadero no dia 29 em Coruche


Próxima 6ª feira: despedida de Rui Salvador do público de Almeirim


domingo, 15 de setembro de 2024

Próximo sábado: primeira grande corrida da Feira de São Mateus em Elvas


Amieira, ontem: Rouxinol ganha prémio da melhor lide em noite também de triunfo para Rui Salvador e Paco Velásquez

Luis Rouxinol ganhou ontem o prémio para a melhor lide (fotos de cima) na corrida que se realizou em Amieira (Portel) com seis sérios toiros da ganadaria Veiga Teixeira que impuseram emoção ao espectáculo.

Uma corrida em que se dividiram triunfos pelos cavaleiros Rui Salvador, Luis Rouxinol e Paco Velásquez (nas fotos de baixo, este último com honras de destaque especial hoje no site espanhol "Mundotoro", que refere em título que o cavaleiro "voltou a deixar duas obras de suma importância").

Pegaram os exigentes toiros de Veiga Teixeira os forcados de São Manços, Beja e Monsaraz.

Fotos Luis Rouxinol/Facebook e D.R./Paco Velásquez


Troféu Bravura ontem no Concurso de Ganadarias em Portalegre: toiro "Mimado" de Cochicho já está de volta ao campo


"Mimado", o bravo toiro da ganadaria Cochicho (foto de cima) que ontem ganhou o troféu Bravura no Concurso de Ganadarias em Portalegre (na segunda foto, os irmãos ganadeiros com o seu maioral, com o galardão recebido), já está de regresso ao campo, indultado para dar continuidade ao extraordinário momento que atravessa a ganadaria do antigo cavaleiro tauromáquico José Luis Cochicho, gerida - e bem gerida, a atestar pelos resultados - por seus filhos Luis Filipe Cochicho e Maria Inês Cochicho.

Luis Filipe Cochicho resume neste texto o sentimento de orgulho e regozijo pelo triunfo dos seus toiros nesta temporada de 2024:

"Assim fechamos uma das melhores temporadas do nosso ferro em Portugal. Em quatro corridas concurso, tivemos a sorte de vencer quatro troféus. E ontem, depois de vencer o troféu Bravura no Concurso de Ganadarias em Portalegre, praça onde o nosso pai há 37 anos tomou a alternativa de cavaleiro tauromáquico, o 'Mimado', ferrado com o número 70, já está de volta a casa para ser semental no próximo inverno. Agora é tempo de avaliar os acertos, e acima de tudo, os erros, que inevitavelmente existem sempre, apesar dos sucessos, para começar de imediato a preparar a próxima temporada. Estamos extremamente agradecidos a todos os que trabalham connosco, nomeadamente ao nosso Maioral Artur, que põe toda a afición e carinho em cada bezerro que nasce na nossa casa. E nunca nos podemos esquecer do nosso querido avô Francisco José Cochicho, que há 32 anos construiu todo este projecto, e a sua obra continua bem presente em todo o momento".

Fotos D.R./cortesia Luis Filipe Cochicho

Fim-de-semana triunfal para toureiros e forcados lusos em Espanha

Este foi um fim-de-semana de triunfos importantes para vários toureiros e forcados nacionais em arenas de Espanha. Além de Rui Fernandes (em Albacete), de Moura Caetano, Pedrito e Forcados de Arronches (em Higuera la Real), e do cavaleiro amador Luis Pimenta (em Monroy), cujas notáveis actuações esta tarde já aqui referimos, houve ainda grande êxitos dos cavaleiros João Ribeiro Telles, David Gomes, Ana Rita e Paulo Jorge Santos e dos forcados Académicos de Coimbra em corridas realizadas este domingo do lado de lá da fronteira.

Em Guadalajara (Madrid), João Ribeiro Telles cortou uma orelha ao seu primeiro toiro e foi ovacionado no segundo (foto de cima).


Lidaram-se seis toiros de Herdeiros de David Ribeiro Telles e completaram o cartel os rejoneadores espanhóis Sérgio Galán (ovação e orelha) e Sebastián Fernández (orelha e orelha com petição da segunda).



Em Arroyo de la Luz (Cáceres) toureou o cavaleiro David Gomes, que foi ovacionado no único toiro que lidou, perdendo troféus pelo mau uso do rojão de morte. David teve uma lide de menos a mais, com o público

entregue. Terminou com um par de bandarilhas, um "violino" e um ferro de palmo, que selavam, à partida, a garantia de um triunfo gordo, mas o mau uso do rojão de morte reduziu o prémio a uma sonora ovação ao cavaleiro português.


A praça portátil encheu e David Gomes (na foto, com os seus bandarilheiro João Ferreira e Joel Piedade) alternou com os matadores Manuel Diosleguarde (duas orelhas) e Mário Palácios (duas orelhase rabo) e o novilheiro António Bravo "Toñin" (orelha). Lidaram-se quatro novihos de Rio Grande.



Também esta tarde em Cariñena (Zaragoza) se registou uma triunfal e honrosa presença portuguesa no festival taurino misto por ocasião das Festas das Vindimas.


A cavaleira Ana Rita cortou as duas orelhas ao novilho que lidou, da ganadaria Santa Fé Martón, que foi pegado pelos Amadores Académicos de Coimbra pelo jovem forcado Marco Monteiro, de 17 anos, ao segundo intento, que fez a sua estreia esta tarde (foto de baixo).



A cavaleira e os forcados lusos repartiram cartel com os matadores Serafín Marín (duas orelhas), Pedro Gutiérrez "El Capea" (orelha) e o novilheiro Eduardo Rodríguez (duas orelhas e rabo).



Também o valoroso cavaleiro vilafranquense Paulo Jorge Santos (foto de cima, de arquivo) - incompreensivelmente, sem contratos no seu país - actuou esta tarde em Brazatortas (Ciudas Real) num mano-a-mano com o rejoneador Paulo Donat, frente a novilhos de Los Millares. O rojão de morte privou-o de êxito maior, sendo ovacionado no final das duas brilhantes actuações.


Fotos D.R., Paco Duarte/"Farpas", Simão Brites e Arquivo


Triunfo importante de Moura Caetano em Higuera la Real na tarde do regresso triunfal de Pedrito para celebrar 30 anos de alternativa



Triunfo importante e memorável do cavaleiro João Moura Caetano esta tarde na praça espanhola de Higuera la Real (província de Badajoz), onde cortou três orelhas e saíu em ombros com o matador Pedrito de Portugal, que reapareceu para comemorar trinta anos de alternativa, depois de ter estado cinco anos parado, toureado com o temple e a arte de sempre, como se estivesse a tourear todos os dias. Cortou duas orelhas e mostrou que continua em grande forma... e a fazer falta à nossa Festa.

João Moura Caetano (na foto de cima, brindando a Pedrito esta tarde) cortou uma orelha ao seu primeiro toiro e as duas ao segundo, reafirmando o momento sublime que atravessa e a superioridade do seu toureio de arte e bom gosto. Lidou dois toiros de nota alta da sua ganadaria Irmãos Moura Caetano. Duplo triunfo, portanto, do cavaleiro de Monforte esta tarde em Espanha.

Pedrito de Portugal reapareceu este domingo, após cinco anos de inactividade, para celebrar três décadas de alternativa e alcançou um triunfo memorável, parecia ele que andava a tourear todos os dias. 

Muito temple, muita arte, poderio e domínio numa primeira faena de alto brilhantismo premiada com as duas orelhas do belíssimo toiro de Calejo Pires, como os quatro lidados a pé, e outra dose de arte e pundonor no seu segundo toiro, mas desta vez sem troféus, com forte ovação (um pinchazo e meia estocada roubaram-lhe as merecidas orelhas).

O matador espanhol "Finito de Córdoba" não teve uma tarde feliz: foi assobiado no primeiro toiro e silenciado no segundo.

Actuaram os forcados Amadores de Monsaraz, muito aplaudidos em duas pegas ao primeiro intento.

Fotos lascosasdeltoro.com e D.R.


Luis Pimenta triunfa em Espanha a uma semana da estreia no seu país

O jovem cavaleiro amador Luis Pimenta, irmão da também cavaleira Mara Pimenta, que tem baseado a sua actividade como cavaleiro amador em arenas de Espanha, voltou a triunfar do outro lado da fronteira, desta vez em Monroy (província de Cáceres), cortando duas orelhas e saindo em ombros (foto de cima).

Luis Pimenta vai tourear pela primeira vez no seu país no próximo sábado no festejo de variedades taurinas que se realiza na praça "Palha Blanco" em Vila Franca de Xira, comemorativo dos 92 anos da fundação dos Forcados Amadores de Vila Franca.

Vai competir com os também cavaleiros amadores Vasco Veiga, Tomás Moura e Bruno Nery (estreia em praça), estando as pegas a cargo dos Amadores de Vila Franca. Lidam-se quatro novilhos oferecidos pelas ganadarias de Paulo Caetano e Canas Vigouroux (dois de cada divisa).

Foto D.R.

Albacete aplaudiu maestria de Rui Fernandes

Rui Fernandes terminou este domingo o fim-de-semana prolongado de três corridas seguidas em Espanha, com duas lides de imenso brilho em Albacete (corrida de rejoneio da Feira Taurina), onde voltou a pecar pelo mau uso do rojão de morte, perdendo os mais que merecidos troféus.

Foi silenciado no final da primeira lide e ovacionado na segunda (toiro manso, que o obrigou a muito esforço, reconhecido pelo público).

Repartiu esta tarde cartel com Diego Ventura (ovação no primeiro toiro e uma orelha no segundo, com petição da outra) e Lea Vicens (ovacionada nos dois toiros). Lidaram-se toiros de Los Espartales, bem apresentados, mas mansos na generalidade. A praça registou uma entrada de mais de três quartos.

Fotos João Silva


Ambiente único na praça de Portalegre e triunfo de maestria de Moura Jr.

Os vencedores do Concurso de Ganadarias: Maria Inês
Cochicho com o prémio de bravura e João Augusto Moura
(proprietário da ganadaria Fernando Palha) com o de
melhor apresentação

Hugo Teixeira (texto e fotos) - O ambiente que se vive na praça de toiros de Portalegre é único! O público entrega-se ao espectáculo de uma forma estrondosa e, este sábado, João Moura Jr. agradeceu ao conclave da melhor forma, com duas lides de grande maestria.

A festa também foi dos Amadores de Portalegre, que assinalavam 55 anos de actividade, num festejo inserido na Feira das Cebolas em que a ganadaria Cochicho conquistou o prémio bravura e o ferro de Fernando Palha o galardão referente à apresentação.

Tarde quente e de grandes emoções na velhinha praça de toiros “José Elias Martins”, em Portalegre, na tradicional corrida da Feira das Cebolas. Em praça estiveram este sábado os cavaleiros João Moura Jr., Francisco Palha e Miguel Moura, cabendo as pegas aos seis toiros que estavam a concurso, aos Amadores de Portalegre (antigos e actuais).

Antes da função, a empresa Toiros com Arte e o município de Portalegre homenagearam os Amadores de Portalegre pela passagem do seu 55º aniversário, sendo este um momento bastante aplaudido.

Abriu depois a função o cavaleiro Miguel Moura, que saiu pela frente dos companheiros, uma vez que tinha uma outra corrida, à noite, na Feira da Moita. O de Monforte toureou o primeiro, da ganadaria de José Luis Cochicho e o quarto da ordem, com a divisa de Fernando Palha, sendo esta ganadaria atualmente dirigida pelo seu primo, João Augusto Moura.

Miguel Moura esteve extraordinário perante o bravo toiro de Cochicho. Abriu com uma sorte de gaiola vistosa e seguiram-se curtos de grande qualidade, com bons remates, boa brega e, acima de tudo, com muita entrega.

No segundo, perante a estampa de toiro com o ferro de Fernando Palha (um camião de carne e de beleza, diga-se, com um capa branca e com manchas cinzentas a dar para o creme), Miguel Moura voltou a executar vistosa sorte de gaiola e uma série de curtos de boa nota a um toiro voluntarioso, que arrancava com velocidade, alegria, e que pedia uma lide muito ligada.

João Moura Jr. foi a Portalegre explicar porque é máxima figura do toureio. No seu primeiro cravou ferros de grande poder a um toiro de Canas Vigouroux que depressa se quis refugiar em tábuas, mas Moura Jr. deu-lhe a volta, aliás trocou-lhe as voltas, e cravou ferros com poder, com batidas e distâncias vistosas.

No seu segundo a dose repetiu-se. O exemplar enviado pela Herdade de Pégoras era brusco na investida, nos capotes revelava dificuldades e Moura Jr. lá voltou a puxar do seu BI e tocou as teclas que tinha a tocar naquela lide de muita entrega, destacando-se as passagens por dentro, junto às tábuas, que arrancaram grandes ovações.

Além da brega, Moura Jr. soube eleger terrenos e desta forma foi o toureiro com a tarde mais redonda, alcançando o êxito.

Francisco Palha passou por Portalegre duas actuações distintas, mas longe do seu enorme potencial. No primeiro do seu lote, um toiro do Dr. António Silva, Palha deixou por vezes o toiro tocar na montada e a lide foi morna, tendo escutado música apenas no último curto.

No seu segundo, um Murteira Grave com algum sentido e brusquidão na investida, a lide foi de menos a mais. Ferros de praça a praça, com a respectiva batida foram os ingredientes utilizados. Passagem mais conseguida, sendo esta actuação mais ao encontro do enorme toureio que Francisco Palha costuma desenvolver!

No capítulo das pegas, os Amadores de Portalegre encerraram-se com os seis toiros e a tarde foi de mais a menos.

Foram solistas Tomás Gomes à segunda tentativa, numa pega vistosa (toiro José Luís Cochicho); Ricardo Lourenço ao primeiro intento, igualmente numa sorte com galhardia (toiro Canas Vigouroux); Daniel Ameixa também ao primeiro intento numa pega tecnicamente perfeita (toiro Dr. António Silva); Filipe Rodrigues num pegão ao primeiro intento com o grupo a ajudar bem (toiro Fernando Palha); Rui Pombo após duas tentativas foi dobrado por Ricardo Almeida que concretizou ao primeiro intento, a sesgo (toiro Herdade de Pégoras).

A tarde fechou com Nuno Ferreira (cernelheiro) e Gonçalo Louro (rabejador), que após várias tentativas não conseguiram concretizar, tendo sido também o cernelheiro substituído por Diogo Pisco, não tendo resultado a sorte.

Para resolver o problema, o toiro foi pegado ao primeiro intento e a sesgo por Diogo Parracho “Nazaré” (toiro Murteira Grave).

A corrida foi superiormente dirigida por Marco Gomes, assessorado pela médica veterinária Ana Gião Gomes.

O júri decidiu, está decidido e, sendo o mesmo constituído por mim e por António José Batista, antigo cabo dos Amadores de Portalegre e Hugo Branquinho, antigo forcado dos Amadores de Alcochete, decidimos atribuir o prémio de bravura ao exemplar de José Luís Cochicho e o troféu de apresentação ao toiro de Fernando Palha.

Por último, uma palavra para a empresa Toiros com Arte, que está a desenvolver um trabalho muito meritório em Portalegre. Gerida por dois aficionados da região, que conhecem o que o aficionado quer e gosta de ver, têm desenvolvido bons espectáculos naquela praça. Espero que continuem!

Os representantes das seis ganadarias e os dois galardoados


João Moura Jr.

Francisco Palha

Miguel Moura
O bonito toiro da divisa Fernando Palha, prémio apresentação




Digna comemoração dos 55 anos do GFA de Portalegre

6ª feira em Almeirim: a próxima grande corrida da temporada

Próximo sábado: primeira grande corrida da Feira de S. Mateus em Elvas


Outubro em Vila Franca: a última grande Feira Taurina da temporada




O futuro do toureio passa esta tarde pela arena da Moita

 

Caçados

 

Foto M. Alvarenga

28 e 29 de Setembro: Portugal vai estar em Zafra a apoiar o Aposento da Moita e "Juanito"!