terça-feira, 22 de março de 2011

Família de Mário Freire esclarece apoderamento de Luis Rouxinol

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

Da viúva e filhos do saudoso apoderado Mário Freire, recebemos a seguinte carta, subscrita também por Luis Rouxinol e pelo seu novo apoderado Francisco Penedo, a propósito da tomada de posição ontem assumida, também em carta enviada à comunicação social, pelo cunhado do cavaleiro, José Mota:


Caros aficionados,
Foi com grande choque e revolta, que li o comunicado de José Mota.
Daí que com o intuíto de parar desde já com uma polémica que não tem razão de ser, além de desrespeitar a memória do meu pai, venho esclarecer em nome da familia Freire a vontade do meu pai quanto ao apoderamento do Luis Rouxinol.
Muita gente na festa me conhece e sabe que nestes últimos meses de vida do meu pai o acompanhei todos os dias e tratei de todos os assuntos, quer fossem relacionados com a sua saúde, ou com os seus negócios.
Naturalmente, falou-se diversas vezes do seu sucessor.
O desejo do meu pai era o de acompanhar ainda esta temporada o Luis nas corridas que fossem mais perto de casa e o resto dos assuntos em casa por telefone, e assim ia fazendo a transição do apoderamento para o Francisco Penedo. Ele queria-o como apoderado e o Mota continuava com as mesmas funções que antes, de Relações Públicas. Mais do que uma vez comentou connosco “ o Francisco tem uma maneira de estar e pensar que identifico comigo, além de ter uma diplomacia que me agrada”. Várias vezes dizia ao Francisco por graça que “o aluno já sabe mais que o mestre”.
Mais, aquando da homenagem do Maurício do Vale na Irisfm ao meu pai, telefonei ao Mota a manifestar o meu desagrado por aproveitar esta homenagem como tempo de antena para se auto-promover e dar como certa a sua sucessão no apoderamento, não era o momento para isso.
No dia a seguir, após pedir a opinião ao meu irmão e à minha mãe, falei pessoalmente com o Luís Rouxinol e pedi-lhe em nome da família Freire que seguisse o último conselho do seu apoderado, os quais conjuntamente com o seu valor como homem e como toureiro o tinham levado ao patamar em que estava.
Para mim seria uma maneira de honrar a sua memória e cumprir a missão que o meu pai me tinha confiado (obviamente que a decisão final seria sempre a do Luís e nós só tinhamos que a acatar e respeitar).
Fui eu e o meu irmão quem pediu ao Luís para assumir o apoderamento o mais rápido possível, fosse ele qual fosse, para evitar polémicas e para não prejudicar a sua carreira, pois além de toureiro do meu pai é um amigo da familia.
Por tudo isto, acho vergonhoso toda esta polémica e o uso abusivo da memória do meu pai por parte de José Mota.
Subscrevo as suas palavras, “a mentira tem pernas curtas e o maior cego é aquele que não quer ver”.

Margarida Freire
Tito Freire
Miguel Freire


Pelo transcrito anteriormente, Luís Rouxinol e Francisco Penedo leram e subscrevem o comunicado anterior, com a finalidade de repor a verdade dos factos, bem como acabar de vez com possíveis especulações.

Luís Rouxinol
Francisco Penedo