quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

V. Franca rendeu homenagem à memória do Engº Joaquim Murteira Grave

Maestro Vitor Mendes, Dr. Joaquim Grave e Dª Maria Teresa de Vasconcellos
e Sá Grave, viúva do saudoso ganadeiro
Dr. Vasco Lucas e Tancredo Pedroso
Sala cheia na homenagem póstuma ao Engº Grave


Na passada sexta-feira, o Clube Taurino Vilafranquense realizou um colóquio de homenagem póstuma ao Engº Joaquim Murteira Grave, cujo tema era, muito justamenmte, "Ganadero de Ganaderos".
Com a família Murteira Grave em peso, contando o jantar com a presença da Sra. Dª. Maria Tereza Sá Grave, os seus filhos, Joaquim, Teresa, Margarida, João e Carlos, também marcaram presença António Jesus, genro do ganadeiro e os netos António Grave de Jesus e Manuel Grave.
Os amigos de uma vida também não faltaram: Francisco Pereira, Manuel Coimbra, Peu Torres, Tancredo Mascarenhas Pedroso e Nuno Megre (foto ao lado); os matadores de toiros Armando Soares, Vitor Mendes e o novilheiro Manuel Dias Gomes; do ramo da forcadagem, além dos já referidos, também estiveram José Luís Gomes, Vasco Dotti; vários bandarilheiros  e ainda os empresários Ricardo e Rui Levesinho e vários aficionados que não quiseram deixar de marcar presença.
No colóquio foi repassada a história da ganadaria que conta já quase com 70 anos de existência. O Dr. Vasco Lucas referiu de forma brilhante todos os momentos marcantes da mesma, dividindo a sua história em sete pontos, comentados de forma não menos brilhante pelo actual ganadeiro, Dr. Joaquim Grave, pelo Maestro Vitor Mendes e pelo aficionado e antiga glória dos Amadores de Santarém, Tancredo Mascarenhas Pedroso. Foi sem dúvida uma noite de grande homenagem àquele que foi, como alguém referiu durante as intervenções, o melhor ganadeiro do século XX em Portugal!

Fotos D.R./cortesia Clube Taurino Vilafranquense