sexta-feira, 30 de maio de 2014

55ª Concurso de Ganadarias amanhã à tarde em Évora

Veiga Teixeira
Branco Núncio
Pinto Barreiros
Murteira Grave
Passanha
São Torcato

O mais antigo e de maior prestígio Concurso de Ganadarias de Portugal, o de Évora, vive amanhã a sua 55ª edição e volta a ser organizado pelo emblemático empresário António Manuel Cardoso "Nené", que durante muitos anos o levou a cabo em sociedade com Rogério Amaro e mais tarde a solo. Após um ano ausente da Arena d'Évora, o antigo cabo dos Forcados de Alcochete e um dos mais antigos empresários taurinos nacionais, volta amanhã à tarde à "sua praça" para brindar os aficionados com uma das corridas mais tradicionais do nosso calendário tauromáquico anual.
Em praça vão estar três cavaleiros de estilos distintos e que prometem uma tarde de acesa competição: o sempre-bem Luis Rouxinol, toureiro que nunca defrauda as expectativas de quem vai à praça; o regressado Vitor Ribeiro, que no ano passado marcou a temporada, sendo um dos grandes triunfadores e que este ano já teve tarde de muito sucesso em Alter, cumprindo amanhã em Évora a sua segunda apresentação em 2014; e João Moura Jr., depois do apoteótico triunfo na noite de abertura do Campo Pequeno, naquela que promete ser a temporada da sua definitiva e grande consagração.
Nas pegas, a competição entre os Amadores de Évora e os de Alcochete, respectivamente comandados por António Alfacinha e Vasco Pinto.
E, por fim, o mais importante: disputam os troféus "bravura" e "apresentação" neste 55º Concurso de Ganadarias de Évora, com início às 18 horas, toiros das prestigiadas ganadarias Veiga Teixeira, Branco Núncio, Pinto Barreiros, Murteira Grave, Passanha e São Torcato.
Ingredientes de sobra para que os aficionados não faltem amanhã a esta grande corrida na Arena D'Évora!

Fotos Florindo Piteira/cortesia "Toiros & Tauromaquia"