Há 44 anos, numa corrida de gala à antiga portuguesa em Caracas, na Venezuela, estreava-se o Grupo de Forcados Amadores Lusitanos, comandado por Fernando Hilário
O Grupo de Forcados Amadores Lusitanos foi formado há 44 anos e fez a sua estreia no dia 10 de Junho de 1979 na Venezuela, na Monumental de Caracas, numa corrida de gala à antiga portuguesa em que participaram os cavaleiros lusos José Samuel Lupi, José Maldonado Cortes e Alfredo Conde, lidando-se toiros da ganadaria Torrecilla - de onde seguiu para o México.
O espírito inicial com que Fernando Hilário - primeiro cabo dos Lusitanos, que integrava os Forcados Amadores de Montemor depois de se ter iniciado nos de Tomar - fundou este grupo tinha por objectivo a formação de uma selecção de forcados integrantes de vários grupos para levar a arte de pegar toiros à América Latina, onde já anteriormente actuara, no México, um primeiro grupo de forcados portugueses comandado por Simão Malta, em 1970.
Posteriormente e dado o sucesso alcançado no México, na Colômbia, em Espanha e em França, o grupo acabou por consolidar-se e durante vários anos, até à década de 90, ombreou também em Portugal com os melhores do seu tempo.
Pisaram, entre outras, as principais arenas do mundo, como as da Monumental de Madrid, da Plaza México e a de Nimes.
A Fernando Hilário, o cabo fundador, sucedeu Francisco Costa Montezo, que manteve ainda os Lusitanos num plano de destaque. Houve depois outros cabos já numa fase final do grupo.
Na primeira corrida dos Lusitanos, a 10 de Junho de 1979 na praça de toiros de Caracas, na Venezuela (foto em cima e cartaz em baixo) o grupo era formado pelos forcados Fernando Hilário (cabo), Carlos Serra, António Lapa, Rogério Amaro, Maximino Luis, José Figueiredo, Francisco Costa (futuro cabo), Francisco Tomaz, António Graça, José Horta, Silvino Bento, Cesário Pedro, António Ferreira, Porfírio Santos e António Manuel Barata Gomes.
Foto D.R.