quinta-feira, 8 de junho de 2023

Passagem de testemunho no sábado: Francisco Graciosa será o 11º cabo do centenário GFA de Santarém

Francisco Graciosa sucede a João Grave no comando dos
Amadores de Santarém no próximo sábado

Francisco Figueiredo (Graciosa), um dos grandes forcados da actualidade, será a partir do próximo sábado o 11º cabo do glorioso centenário Grupo de Forcados Amadores de Santarém, sucedendo a João Grave, que se despede das arenas e o comandava desde 2016. É sobrinho do também ex-cabo Pedro Figueiredo (Graciosa) e do igualmente a antigo forcado Domingos Figueiredo.

Na hora da despedida, é de elementar justiça aqui prestarmos a nossa homenagem a João Carlos Sousa de Barros Grave, também ele um forcado que marcou os últimos anos da tauromaquia portuguesa, um forcado de dinastia, herdeiro de um nome histórico desde sempre ligado ao Grupo de Santarém - que sempre honrou com a maior das dignidades. 

É neto do saudoso Engº Joaquim Murteira Grave, que foi destacado ganadeiro e também antigo elemento dos Amadores de Santarém, filho de João (Jana) Grave, outra referência do Grupo, e sobrinho do antigo cabo Carlos Grave e do histórico forcado Joaquim Grave, bem como do saudoso Manuel Grave (que foi também cavaleiro tauromáquico amador).

O Grupo de Forcados Amadores de Santarém - o mais antigo do país e do mundo - foi formado em 1915, já lá vão 108 anos, por António Abreu, estreando-se na antiga praça de Almeirim. O cabo-fundador comandou o Grupo durante trinta anos, passando o testemunho a D. Fernando de Mascarenhas em 27 de Maio de 1945 na praça de toiros do Campo Pequeno.

A D. Fernando de Mascarenhas sucederam, como cabos do Grupo, o histórico Ricardo Rhodes Sérgio, José Manuel Souto Barreiros, Carlos Empis, Carlos Grave, Gonçalo da Cunha Ferreira, Pedro Figueiredo (Graciosa), Diogo Sepúlveda e João Grave, que assumiu a chefia há sete anos, em 10 de Junho de 2016.

No próximo sábado, Dia de Portugal, Francisco Graciosa recebe das mãos de João Grave o testemunho e passa a ser o 11º cabo dos Amadores de Santarém, um Grupo com História e que já ultrapassou o primeiro centenário de existência.

Os Amadores de Santarém vão pegar em solitário os seis toiros da ganadaria de António Raul Brito Paes que serão toureados por António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza (que regressa à Monumental de Santarém após dezanove anos de ausência) e João Salgueiro da Costa.

Fotos M. Alvarenga e D.R./GFA de Santarém

Duas fotos da primeira formação do Grupo de Santarém, que
teve como cabo fundador António Abreu em 1915