sábado, 29 de julho de 2023

Famosos ontem no Clube Taurino da Moita na apresentação da Feira Taurina de Setembro

Como ontem aqui noticiámos em tempo útil, a Feira da Moita - em Setembro - vai estar composta por três corridas de toiros (duas mistas e uma à portuguesa), uma novilhada de promoção aos novos valores e ainda um festejo ao estilo da tradicional garraiada da sardinha assada na madrugada de sexta 15 para sábado 16. Destes dois últimos festejos não foram ainda divulgados os elencos. 

Os das três corridas foram ontem oficialmente apresentados pela empresa Tauroleve de Ricardo Levesinho, ao final da tarde, num acto muito concorrido que teve lugar no Clube Taurino da Moita e que contou com a presença de alguns dos artistas que vamos ver nas três noites de Setembro (dias 12, 14 e 16) na arena da mítica praça "Daniel do Nascimento".

Bernardo Balé, antigo forcado do Aposento da Moita, foi ontem o responsável pela apresentação da cerimónia - que esteve presidida por José Pedro Romão, presidente do Clube Taurino da Moita, com as honrosas presenças do presidente da Câmara Municipal da Moita, Carlos Albino, e do presidente da Junta de Freguesia, Fabrício Pereira, bem como de Pedro Brito de Sousa, presidente da Sociedade Moitense de Tauromaquia.

Foram formadas três mesas, cada qual referente a uma das três corridas do ciclo. Na primeira (corrida de 12 de Setembro) tomaram lugar o matador "Juanito" e o novilheiro Tomás Bastos, bem como os dois referidos autarcas moitenses. Faltaram os cavaleiros Rui e Duarte Fernandes, que se encontravam ontem em Espanha, onde hoje toureia Rui (em Estepona, mano-a-mano com Diego Ventura) e faltaram também os Forcados Amadores da Moita, que actuavam ontem à noite em São Matias, assim como os representantes das duas ganadarias, as de Canas Vigouroux (lides a cavalo) e Calejo Pires (lides a pé).

Na segunda (corrida de dia 14, a encerrona de João Ribeiro Telles com seis toiros de distintas ganadarias e a a actuação também em solitário dos Forcados do Aposento da Moita) sentaram-se o cavaleiro, a deputada social-democrata Fernanda veloz (natural da Moita), o cabo fundador do GFA do Aposento da Moita, José Manuel Pires da Costa (representando o grupo, que ontem pegava em França) e ainda Hugo Branquinho, representante da ganadaria Fernandes de Castro, único representante de uma das seis ganadarias que ontem ali marcou presença.

Na terceira mesa, referente à última corrida do ciclo (16 de Setembro), faltou António Telles (por compromissos profissionais) e o matador sevilhano Juan Ortega, mas estiveram João Moura Júnior, o matador Joaquim Ribeiro "Cuqui", o ganadeiro Nuno Cabral (proprietário da ganadaria Monte Cadema, que se vai estrear na Moita lidando os quatro toiros da parte à portuguesa, sendo da divisa espanhola de Juan Albarrán os da lide a pé) e os cabos dois dois grupos de forcados que pegam nessa noite, Francisco Graciosa (Santarém) e Vasco Pereira (Vila Franca de Xira). Nesta terceira mesa, sentaram-se também os presidentes do Clube Taurino da Moita e da Sociedade Moitense de Tauromaquia, respectivamente José Pedro Romão e Pedro Brito de Sousa.

Toureiros, forcados e ganadeiros expressaram, em breves intervenções, o seu contentamento e o seu orgulho, a sua honra também, por marcarem presença numa tão importante feira taurina como a da Moita, manifestando altas expectativas para as três grandes corridas montadas e muitíssimo bem rematadas por Ricardo Levesinho.

Fotos M. Alvarenga

Casa cheia ontem na sede do Clube Taurino da Moita
Tomás Bastos, "Juanito" e os autarcas moitenses na mesa
da primeira corrida da Feira
Autarcas honram Tauromaquia com as suas presenças: Carlos
Albino, presidente da Câmara da Moita, e Fabrício Pereira,
presidente da Junta de Freguesia

Bernardo Balé e José Pedro Romão, presidente do Clube Taurino
O empresário Ricardo Levesinho e sua Mulher, Ana Pimenta
"Juanito", Tomás Moura, Luis Nascimento (atrás) e Carlos 
Barreto
José M. Pires da Costa, Nuno Cabral, Ana Pimenta, Ricardo
Levesinho e Vasco Pereira
Fernanda Velez, Josélia Pereira e Clarisse Santos
"Cuqui", José Manuel Pires da Costa e Nuno Cabral
"Juanito": muitas expectativas para o regresso à Moita
Tomás Bastos agradeceu a Levesinho
a honra de se apresentar na Feira da Moita
Na mesa da segunda corrida: Hugo Branquinho, Pires da Costa,
Fernanda Velez e João Telles e o apresentador Bernardo Balé
A deputada Fernanda Velez e João Ribeiro Telles
João Telles enfrenta seis toiros na Moita a 14 de Setembro
José Manuel Pires da Costa no uso da palavra
Ana Pimenta, Vanda Ferreira e Ricardo Levesinho
O bandarilheiro moitense Júlio André
Os autarcas da Moita apoiando a Tauromaquia
A mesa da terceira e última corrida
Pedro Brito de Sousa, "Cuqui", João Moura Jr. e J. Pedro Romão
Nuno Cabral, Francisco Graciosa e Vasco Pereira
Pedro Brito de Sousa e "Cuqui" no uso da palavra
Moura Jr. expressou os desejos da "maior sorte" para a
encerrona de João Telles, "o meu maior rival"