Miguel Alvarenga - Edgar Nunes tinha 90 anos, nascera a 28 de Julho de 1932 e morreu no passado dia 28 de Junho, um mês antes de cumprir os 91 anos de idade, na sua cidade de Santarém.
Encontramo-nos de novo nos últimos anos, não o via há muitos. Em pelo menos dois jantares da antiga Escola de Toureio de Pedro Gonçalves, tocou-lhe a tarefa de me entregar o troféu e lembrava sempre aqueles idos anos 70 em que "lhe apareceu na Monumental de Santarém um rapazinho de uns 18 anos a pedir uma entrada, dizendo que era jornalista de 'O Diabo'...", miúdo esse por quem, dizia sempre, nutria uma admiração e uma amizade especiais. E eu por ele.
A foto que publico em cima tirei-lha em Junho do ano passado na Monumental de Santarém. Soube só agora da sua morte ao ler os "Picotazos" do meu amigo Luis Toucinho na edição deste mês da revista "Novo Burladero". Não li em qualquer outro lugar nenhuma referência à partida deste bom amigo. Provavelmente, os novíssimos críticos nem sabiam quem ele era.
Edgar Nunes foi um comerciante de sucesso em Santarém, com a sua "Casa Ideal", um pronto-a-vestir que, como recorda Toucinho, muito valorizou a capital ribatejana. Mas foi no mundo dos toiros que o conheci.
Foi um dos mais brilhantes associados do Círculo Cultural Scalabitano. E foi membro da comissão organizadora da Feira do Ribatejo nos tempos históricos de Celestino Graça - por quem nutria uma adoração enorme e cuja memória sempre recordava nas suas sábias conversas.
No final dos anos 70, quando eu estava a começar nas andanças jornalísticas, Edgar Nunes era um dos membros da comissão da Santa Casa da Misericórdia que organizava as corridas na Monumental "Celestino Graça", juntamente com Celso dos Santos (também de saudosa memória), José Tinoca e Victor Baeta da Graça.
Seu irmão, Joaquim Nunes, também já falecido, foi outra figura importante da aficion em Santarém.
Curvo-me respeitosa e saudosamente sob a memória de Edgar Nunes. Que recordarei sempre como um Senhor educadíssimo, de finíssimo trato e um grande entusiasta e aficionado da Festa Brava.
Que em paz descanse.
Fotos M. Alvarenga e D.R.
Edgar Nunes entregando um troféu a Miguel Alvarenga num jantar da Escola de Toureio "Joaquim Gonçalves" em Santarém |
Noutro jantar de entrega de troféus, Edgar Nunes com o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, e Miguel Alvarenga |
Duas grandes e saudosas figuras da tauromaquia escalabitana: César Marinho e Edgar Nunes |