sexta-feira, 15 de setembro de 2023

José Maria Duque: forcado lesionado ontem na Moita vai ser operado em Santa Maria

José Maria Duque, forcado do Grupo de Aposento da Moita que ontem se lesionou na sua primeira tentativa para pegar o último toiro da noite, da ganadaria Passanha (533 quilos), na corrida em que o cavaleiro João Telles enfrentou seis toiros (e o Aposento da Moita também), sofreu fractura exposta da tíbia e está internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, à espera de ser operado - acaba de nos informar o cabo Leonardo Mathias.

José Maria Duque foi violentamente derrotado junto às tábuas e colhido já no chão, tendo pelo menos dois forcados, apercebendo-se de que o companheiro estava lesionado, tido a coragem de se deitar sobre o seu corpo para o proteger das investidas do toiro (fotos em baixo).

O jovem forcado é sobrinho de Manuel Duque, terceiro cabo dos Amadores do Aposento da Moita. O toiro de Passanha foi pegado, na sua segunda tentativa, por Tiago Nobre, forcado multifacetado, que ao longo da noite se vinha destacando como rabejador.

Nas fotos de baixo, a sequência da pega e da colhida de José Maria Duque. A seguir, publicaremos as fotos das sequências das seis pegas do Aposento da Moita ontem na sua praça "Daniel do Nascimento".

Não perca hoje todas as reportagens sobre a corrida de ontem (praça cheia) na Moita.

Fotos M. Alvarenga