O Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo emite a presente Nota de Esclarecimento, com o intuito de clarificar a sua posição relativamente ao Festival Taurino, a ser levado a cabo pela organização da Gala da Tauromaquia, no dia 23 de Março, na Arena D’ Évora.
No dia 2 de Dezembro de 2023, na lll Gala da Tauromaquia, o GFA Montemor sagrou-se vencedor na categoria “Melhor Grupo de Forcados”. Nesse mesmo dia, foi anunciado ao microfone e perante todos os espectadores, que em 2024 iria realizar-se um Festival Taurino, onde actuariam os vencedores dessa mesma Gala. Posteriormente, este anúncio voltou a ser comunicado online.
Para nossa surpresa, após a Gala, foi-nos transmitido que todos os triunfadores seriam anunciados enquanto cabeça de cartaz, mas o GFA Montemor não. No caso dos Forcados, iria fazer-se uma seleção de vários Grupos, onde o GFA Montemor estaria representado.
Segundo o que tem sido comunicado nos últimos dias pela organização, nem será uma seleção de Forcados dos Grupos finalistas. Esta solução mantinha apenas parte da lógica do restante cartel, mas, ainda assim, tentava respeitar minimamente (não integralmente) a figura do Forcado Amador, pondo-o parcialmente em igualdade com o critério que levou a escolher os restantes artistas. É importante realçar que nos demais sectores da Tauromaquia foram convidados, além de finalistas deste e doutros anos, também triunfadores actuais e de anos anteriores. No caso dos Forcados, nenhum dos triunfadores, nem o dos dois últimos anos (GFA Montemor), nem o do primeiro ano (GFA Évora), foram convidados a pegar enquanto Grupo.
O GFA Montemor representa os 403 elementos que ao longo de 85 anos de História vestiram a nossa jaqueta. Representamos também, todos os familiares desses mesmos elementos, que nos apoiam e por nós sofrem. Representamos uma cidade, com todas as suas pessoas e todo o seu historial. Representamos ainda, todos os aficionados que nos consideram, nos seguem e nos admiram. Mas, acima de tudo, o GFA Montemor representa a imagem de um ícone cultural sem igual, que é o Forcado Amador.
Ao longo dos anos, o Forcado tem vindo a cimentar-se enquanto figura de proa da Tauromaquia Portuguesa. Por culpa própria, muitas vezes não é assim que somos vistos, mas é nesse sentido que deveríamos todos trabalhar. Muitos Grupos contribuem positivamente para que aconteça, sendo o GFA Montemor, indiscutivelmente, um deles. Somos amadores e, por isso mesmo, não queremos ter o destaque mediático que os profissionais têm, mas não é isso que nos tira a dignidade e o prestígio pelos quais nos pautamos.
Por todos estes e muitos mais motivos, não somos nem mais nem menos figura do que qualquer outro artista tauromáquico. Assim, apesar da distinção que recebemos, fruto dos votos dos restantes artistas do sector, consideramos que a figura do Forcado Amador não foi respeitada. O GFA Montemor é o único Triunfador da lll Gala da Tauromaquia que é cabeça de cartaz e não foi convidado para actuar enquanto Grupo de Forcados, mas sim, apenas através de meia dúzia de elementos, numa seleção composta por vários Grupos de Forcados.
Actualmente, parece que também este convite voltou a sofrer alterações, uma vez que, ao contrário do que nos tinha sido transmitido, já não será uma seleção de antigos e atuais Forcados. Vemos agora, sem termos tido conhecimento, anunciada uma seleção de antigos Forcados.
Igualmente para nosso espanto, segundo as recentes declarações da empresa gestora da Gala da Tauromaquia ao Farpas Blogue: “Na maioria dos casos, houve acções conjuntas com os cabos actuais de vários grupos, sobre a integração de elementos, medindo assim a disponibilidade e amizade dos elementos eleitos no grupo que irá actuar.” Lamentamos que, no caso do Grupo triunfador, não tenha sido assim e que a organização se tenha dirigido a antigos elementos, convidando-os diretamente.
Na mesma entrevista, Miguel Alvarenga pergunta à organização: “Mas, já que toureiam a cavalo o vencedor da Gala deste ano (Moura Jr.), os vencedores das duas Galas anteriores (Palha e Telles), um dos nomeados de 2023 e que foi o líder do escalafón (Moura Caetano); a pé, o matador (Manuel Dias Gomes) e o novilheiro (Tomás Bastos) vencedores da Gala/2023, podia ter entrado o Grupo de Montemor, que foi o vencedor da última Gala, não era mais fácil?...” .Entre outros argumentos, pode ler-se na resposta “Não se pode nunca agradar a gregos e a troianos".
Em resposta directa, queremos apenas deixar bem claro que não somos gregos nem troianos, somos o Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo, com 85 anos de História e vencedor de duas das três Galas da Tauromaquia!
Posto isto, e após alguns contactos com a organização, em que tentámos explicar a nossa visão sobre o tema, os organizadores mantiveram a sua decisão de não nos incluir enquanto Grupo de Forcados. Desta forma, conforme já notificámos a organização da Gala da Tauromaquia, o GFA Montemor não se fará representar na seleção de Forcados, no dia 23 de Março, em Évora.
Reforçamos que, desde o início da Gala da Tauromaquia, o GFA Montemor esteve sempre representado com uma mesa lotada de elementos actuais, para além dos antigos elementos, que também e tão bem nos representam.
Na iniciativa do fim de semana Taurino, organizado pela Gala da Tauromaquia, o GFA Montemor marcou também presença enquanto orador e apoio aos aficionados práticos, como nos foi solicitado pela organização, através de dois elementos atuais e de um antigo cabo.
Em todas as iniciativas pela defesa e promoção da Festa Brava, sejam organizadas pela Gala da Tauromaquia ou por outra entidade, o GFA Montemor tem estado e continuará a estar presente.
Apesar de não nos identificarmos com a posição tomada relativamente à figura do Forcado Amador, o GFA Montemor continua a desejar à organização da Gala da Tauromaquia todo o sucesso e estará ao seu lado, como sempre esteve, daqui em diante. Conforme dissemos no discurso enquanto recebíamos o prémio, é um orgulho ver um evento da classe e dimensão da Gala da Tauromaquia, ser organizado por Forcados. É um prestígio e uma demonstração enorme do impacto que os Forcados têm na Tauromaquia.
Cabe-nos ainda clarificar que, naturalmente, a NEPE, empresa gestora da Actividade Tauromáquica da Arena D’ Évora e com a qual o GFA Montemor tem uma excelente e cordial relação de respeito mútuo, nada tem a ver com esta situação. Durante a manhã decorrerá, como tem sido habitual, o Dia do Forcado e o GFA Montemor fará representar-se, como sempre, com todo o Grupo actual. É o Dia do Forcado e nós, enquanto embaixadores da figura do Forcado Amador, temos todo o gosto em estar representados no Concurso de Cernelhas e nas bancadas, pelos restantes elementos.
Para concluir, deixamos bem explícito que o GFA Montemor nunca manifestou interesse em pegar o Festival Taurino em solitário. Nas três edições da Gala da Tauromaquia, houve apenas dois vencedores na categoria de Melhor Grupo de Forcados: GFA Montemor e GFA Évora. Realizando-se o Festival Taurino em Évora e sendo o Grupo da terra o vencedor da 1ª edição da Gala da Tauromaquia, acreditamos que o que mais faria sentido, tendo em conta os princípios pelos quais o cartel está a ser montado, seria serem estes os Grupos convidados. Principalmente, porque estão a ser anunciados para o Festival Taurino, não só os vencedores da última Gala da Tauromaquia, mas também alguns dos vencedores das edições anteriores.
Terminamos, salientando que esta nota foi redigida apenas com o intuito de esclarecer todos os aficionados, artistas e representantes do sector, para que não se criem falsos testemunhos sobre o motivo de não estarmos presentes no Festival Taurino.
O Cabo do Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo,
António Cortes Pena Monteiro
Lisboa, 7 de Fevereiro de 2024