terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Há lá restaurante melhor e mais aficionado que a "Casa das Enguias"?

Miguel Alvarenga - De comer e chorar por mais. Almoço fantástico, hoje, na fantástica e única "Casa das Enguias" da Lançada (Montijo), que continua a ser um dos maiores Santuários da aficion nacional e um dos centros gastronómicos mais emblemáticos do país.

Belíssimo o presunto Pata Negra, os queijos, as azeitonas de entrada. Do outro mundo o Arroz Preto com polvo e gambas, imperdoável não terminar com aquele doce incrível de sobremesa especialíssimo da casa (foto de baixo) com gelado, pudim e chantilly. Resumindo: comemos que nem uns abades.

E se a isto juntarmos a simpatia, o saber receber do nosso querido amigo António Manuel Barata Gomes, o selo da Fernanda em todas as inigualáveis iguarias que ali se servem, o profissionalismo de toda a equipa liderada pelo filho Pedro e pelo craque António Oliveira (recordada glória benfiquista dos relvados), temos obrigatoriamente que concluir que na "Casa das Enguias" nos sentimos sempre em casa.

Além de que existe sempre a possível coincidência de estarmos sob o mesmo tecto de grandes figuras da tauromaquia lusa e internacional. Hoje, almoçavam noutras mesas os cavaleiros Rui e Duarte Fernandes, o coudeleiro Manuel Braga, o antigo forcado e também equitador João Paulo Fernandes e ainda Miguel Félix e Victor Hugo Cardinali.

O repasto de hoje reuniu um grupo sagrado que retrata uma amizade de meio século (enquanto não vem o outro meio!): o Luis e a Ana Pestana, o José Caetano Pestana e a Rita Pimentel (Saraiva), a lembrar sempre o nosso querido e saudoso Rui (presente a toda a hora)!

Havemos de voltar muito em breve à "Casa das Enguias"!

Fotos D.R.