quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Lisboa e Barrete Verde: as 6 grandes pegas de ontem em Alcochete

Grupo de Lisboa regressou 19 anos depois a Alcochete. Na foto,
o cabo Pedro Maria Gomes com seu pai, o ex-cabo José Luis
Gomes. Grupo da capital repartiu cartel com os Amadores do
Barrete Verde de Alcochete (foto de baixo)

Miguel Alvarenga - A Feira do Toiro-Toiro em Alcochete é, por glória e por tradição, uma feira taurina de bons toureiros, de toiros a sério - mas também, e sobretudo, de nobres e grandes Forcados. Ou não fosse esta uma terra onde eles nascem do chão...

E depois do triunfo dos grupos de Vila Franca e de Alcochete na primeira corrida, da tarde épica dos Amadores de Alcochete no domingo com a mudança de cabo, foi ontem a vez de demonstrarem a sua glória e o seu valor os grupos de Amadores de Lisboa (que não pegavam nesta praça há dezanove anos e estão esta temporada a celebrar o 80º aniversário da sua fundação) e Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete - e tudo isto frente a imponentes e exigentes toiros de duas ganadarias em anunciado confronto, as de Palha e de Vale do Sorraia.

Os dois grupos deram uma grande lição de como se pegam toiros, superando ambos as dificuldades impostas pela dureza e pela seriedade dos toiros das duas ganadarias. Toiros dos que metem respeito e põem todos em sentido.

Os Amadores de Lisboa - aos quais, repito, nenhum cavaleiro se lembrou de brindar uma lide ou um ferro pela celebração dos seus 80 anos -  fizeram três grandes pegas à primeira por intermédio de Nuno Fitas (que brindou ao grupo), de Tiago Silva (que brindou ao antigo forcado do grupo Bruno Mendes Pereira) e João Varanda, havendo que destacar a excelente intervenção de todos os elementos a ajudar nas três pegas.

Pelos Amadores do Aposento do Barrete Verde pegaram João Armando e o cabo Marcelo Loia, ambos ao primeiro intento e também com oportunas e decisivas ajudas dos companheiros; e Nuno Veríssimo na única pega da corrida consumada à segunda, depois de ter sido literalmente atropelado pelo toiro de Palha na sua primeira tentativa.

Todos os forcados deram aplaudidas voltas à arena com os cavaleiros.

Fique agora com as sequências de uma noite de grandes pegas a fechar a importante e muito concorrida Feira do Toiro-Toiro em Alcochete.

Fotos M. Alvarenga 







Nuno Fitas (Lisboa) na primeira pega a um toiro de Palha











João Armando (Barrete Verde de Alcochete) na pega ao segundo
toiro (Vale de Sorraia), em que foi conduzido, pelo seu pé, à
enfermaria, um dos ajudas, felizmente sem nada de grave










Tiago Silva (Lisboa) pegou o terceiro toiro (Sorraia), tendo
brindado ao antigo companheiro Bruno Mendes Pereira







Quarta pega, a outro poderoso toiro de V. Sorraia, foi consumada
por Marcelo Loia, cabo do GFA do Aposento do Barrete Verde









João Varanda na quinta pega, a última da noite de triunfo e
regresso a esta praça dos Amadores de Lisboa













Nuno Veríssimo (Barrete Verde) pegou à segunda o sexto e
último toiro da Feira de Alcochete (da ganadaria Palha)