Miguel Alvarenga - Leonardo Mathias deixa como legado a Luis Canto Moniz na corrida de Maio do próximo ano na Moita um grande Grupo de Forcados - como ontem todos testemunhámos, com seis enormes pegas ao primeiro intento a toiros das ganadarias Ribeiro Telles e Joaquim Brito Paes.
Nas fotos de cima, uma espécie de antevisão da passagem de testemunho que ocorrerá em Maio: o abraço de Leonardo Mathias ao seu sucessor Luis Canto Moniz, ontem à noite, antes da entrada em praça para as cortesias.
O Aposento da Moita voltou a brilhar com toda a força na sua tradicional encerrona na corrida de quinta-feira da Feira da Moita - a última feira na praça "Daniel do Nascimento" para o cabo Leonardo Mathias, um dos grandes forcados dos últimos anos que marcou, como outros, a sua geração.
"Estou de coração cheio. Foi brutal mais uma vez!" - disse-nos Leonardo ontem, depois da corrida em que o Aposento pegou os seis toiros à primeira tentativa, reafirmando estar num grande momento, pese embora o estranho facto de, como acontece com outros grupos consagrados, ter pegado muito menos corridas nesta atípica temporada.
Ontem, valha a verdade, os toiros não complicaram muito. Tinham força, empurravam, mas foram pelo seu caminho, com nobreza e sem fazer mal. Até o último, o castanho de Joaquim Brito Paes, toiro complicado, exigente e sério, que não facilitou a vida ao cavaleiro Duarte Fernandes, acabou por dar uma brilhante pega a João Freitas, sem más intenções.
Foram seis grandes pegas numa noite em que o Aposento da Moita cantou bem alto um hino à nobre e tão portuguesa arte de pegar toiros.
Seis pegas à primeira, grupo coeso e eficiente a ajudar, rabejador Tiago Nobre a destacar-se de novo como um dos grandes da actualidade.
O primeiro toiro, de Joaquim Brito Paes, com 485 quilos, foi pegado com galhardia e valor por António Lopes Cardoso, jovem forcado que no ano passado ganhou o prémio para a melhor pega nesta mesma Feira da Moita. Brindou a Carlos Albino, Presidente da Câmara da Moita.
Rafael Silva fez outra grande pega aos segundo toiro da noite, da ganadaria Ribeiro Telles, com 590 quilos, tendo brindado a Fabrício Pereira, Presidente da Junta de Freguesia da Moita.
Para a cara do terceiro toiro, outro exemplar de Ribeiro Telles (580 quilos) foi o futuro cabo do grupo Luis Canto Moniz, que deu grandes ajudas em outras pegas. Forcado completo e multifacetado, valente como as armas, numa pega magistral brindada ao muito aficionado Padre Nuno.
No quarto toiro, outro Ribeiro Telles, o mais pesado da corrida, com 600 quilos (!), o cabo Leonardo Mathias fez a sua última pega numa corrida de quinta-feira da Feira da Moita. Brindou aos antigos forcados do grupo António Manuel Barata Gomes, João Paulo Fernandes, João Camejo e Duarte Roxo. Esteve, como sempre, enorme. Citou com galhardia, recuou templando e mandando na investida, fechou-se com enorme poderio e aguentou a cargo brutal do toiro sem nunca ceder. Grande pega. Já começamos a sentir saudades do Leonardo, um Forcado que fica na História.
Martim Cosme Lopes, outro grande elemento do Aposento da Moita, forcado de enorme poder e muita raça, pegou com a arte costumeira o quinto toiro, de Brito Paes, com 575 quilos. Uma grande pega! Brindou aos dois membros da Real Gran Peña de Madrid que assistiram numa barreira a convite do Real Clube Tauromáquico Português, como aqui referimos anteriormente.
Por fim, o jovem e experiente João Freitas fez uma pega emotiva e vistosa ao pior e mais "matreiro" toiro da noite, um exemplar de Joaquim Brito Paes com 545 quilos, daqueles que pedem o bilhete de identidade. Um pegão a fechar a noite de glória - mais uma - do Aposento da Moita na sua praça. João Freitas brindou a Manuel Duque, segundo cabo do Aposento da Moita.
Fique agora com as sequências das seis grandes pegas de ontem - que deram ao Aposento da Moita a distinção de grandes e máximos triunfadores da corrida. Olé, Forcados bons!
Fotos M. Alvarenga
António Lopes Cardoso abriu o livro de mais uma grande noite do Aposento da Moita na sua praça |
Rafael Silva na segunda grande pega da noite |
Terceira grande pega da corrida esteve a cargo do futuro cabo Luis Canto Moniz, abençoada pelo brinde ao Padre Nuno |
A última fabulosa pega do cabo Leonardo Mathias na Feira da Moita. Despede-se na corrida de Maio do próximo ano |
Quinta pega: o poderio e a técnica de Martim Cosme Lopes |
Pega notável de João Freitas a fechar a noite de glória, brindada a Manuel Duque, segundo cabo do Aposento da Moita |