quarta-feira, 11 de setembro de 2024

As duas pegas dos Amadores da Moita ontem na praça "Daniel do Nascimento"

Miguel Alvarenga - A primeira até pareceu fácil e sem complicações, muito bem executada à primeira tentativa. A segunda foi mais problemática e os valentes forcados Amadores da Moita só a concretizaram ao terceiro intento. É justo que se destaque a pronta e coesa actuação de todos os elementos a ajudar, com uma palavra de louvor especial para o primeiro-ajuda, incansável nas duas pegas de ontem à noite na praça "Daniel do Nascimento" na primeira corrida, a do Município, da Feira da Moita, que registou uma enchente de três quartos fortes, como não há memória de ter acontecido nesta data nos últimos anos.

Ontem, na noite em que Morante de la Puebla trocou a Ilha Madeira pela corrida em que estava anunciado na Moita (Emílio de Justo substituiu-o com toda a categoria), o toureio a cavalo realizou-se assim como que a despachar, nos dois primeiros toiros, lidando depois os matadores de seguida os quatro restantes, naquilo a que se pode chamar uma segunda parte "à espanhola".

Para os cavaleiros António Ribeiro Telles e Luis Rouxinol, que chegaram ali laureados pelo grande triunfo de sexta-feira no Campo Pequeno, sem contudo repetirem esse sucesso, sairam à arena moitense dois toiros da consagrada ganadaria Veiga Teixeira - dos quais, valha a verdade, se esperava um pouco mais.

O piso da arena, pesadíssimo, como já referi, não ajudou à festa e coindicionou muito o comportamento e o andamento dos toiros. Mas os Teixeiras de ontem também puxaram ambos para o lado da mansidão. O primeiro deixou-se, sem incomodar muito; o segundo dava uns arreões, perseguia o cavalo com alguma emoção, mas depois ficava-se. Rouxinol entendeu o toiro que tinha pela frente e foi o que teve mais impacto numa lide com ritmo e com risco.

Luis Chatinho, e não Santinho, como erradamente veio referenciado em todos os sites, pegou à primeira, com técnica e decisão, o primeiro toiro da noite, muito bem ajudado e sem problemas de maior. Brindou aos céus, presume-se que à memória do ex-cabo António José Rodrigues, que ontem foi homenageado a título póstumo ao intervalo com o descerramento de uma placa nos corredores da praça.

Para pegar o seguindo toiro saltou à arena Tiago Silva, que esteve valente mas só consumou à terceira tentativa, muito bem apoiado pelo inexcedível primeiro-ajuda Ricardo Araújo. No final saíu a coxear, não deu volta à arena e passados alguns momentos recolheu à enfermaria. Segundo apurámos, não sofreu nenhuma lesão grave. O forcado brindou a pega a Carlos Albino, presidente da Câmara da Moita.

Fique agora com as fotos das sequências das duas pegas dos Amadores da Moita ontem na sua praça.

Fotos M. Alvarenga









Pega rija e brilhante de Luis Chatinho ao primeiro toiro, à
primeira tentativa, muito bem ajudado por Ricardo Araújo





























Tiago Silva pegou o segundo toiro ao terceiro intento e no
final recolheu pelo seu pé à enfermaria