quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Assembleia Municipal de Lisboa aprovou voto de saudação ao GFA de Lisboa - uma moção apresentada pelo Chega

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou ontem um voto de saudação aos 80 anos do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, numa moção apresentada pelo grupo municipal do partido Chega.

A missiva foi aprovada com os votos favoráveis do Chega, PSD, CDS, Aliança e da deputada não inscrita Margarida Penedo, com as abstenções do PS, IL e MPT e os votos contra do Livre, PEV, PAN, DNI e PCP.

Curiosamente e sem que se entenda esta atitude, o PCP, que sempre tem apoiado nos últimos anos a tauromaquia, apresentou uma declaração de voto justificando que votou contra pelo facto de se tratar de uma iniciativa promovida pelo Chega... 

A Saudação da Assembleia Municipal de Lisboa surge após a homenagem realizada pela Câmara de Lisboa, através do seu vice-presidente Filipe Anacoreta Correia, na corrida da passada sexta-feira na praça do Campo Pequeno, onde se comemorou o 80º aniversário do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa.

À homenagem, promovida pelos empresários responsáveis pela gestão taurina do Campo Pequeno - Luis Miguel Pombeiro, Jorge Dias e Samuel Silva -, associaram-se outros políticos que também marcaram presença na praça para render tributo ao Grupo e ao seu antigo cabo José Luis Gomes, entre os quais Telmo Correia, Secretário de Estado da Administração Interna e vice-presidente do CDS/PP; Elísio Summavielle, ex-Secretário de Estado da Cultura; e João Soares, também ex-Secretário de Estado da Cultura e antigo Presidente da Câmara de Lisboa.

Em baixo, o fac-simile do documento aprovado ontem, cujo texto aqui reproduzimos:

"Fundado formalmente a 14 de Agosto de 1944, numa Corrida de Toiros em Cascais, o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa está, em 2024, a celebrar os seus 80 anos.

"O Fundador Nuno Salvação Barreto (1929-1996), com apenas 15 anos seria o primeiro Cabo do Grupo da nossa Cidade, posição que exerceu até 1992.

"Este valoroso Forcado foi conhecido também por ter interpretado o papel de Brutus no filme Quo Vadis (1951), onde pegou um toiro em pontas da Ganadaria Infante da Câmara.

"Sendo o terceiro Grupo mais antigo e um dos mais prestigiados do nosso país, o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa atuaram também além-fronteiras, sendo a sua estreia na Feira de Abril de Sevilha em 1950, passando posteriormente por tantas outras Praças de Toiros no Mundo.

"França foi também um dos palcos importantes, onde o seu Cabo Nuno Salvação Barreto, um homem visionário, levou a organização da Corrida de Toiros à Portuguesa aquele país, permitindo a divulgação da cultura portuguesa e a internacionalização de muitos toureiros e forcados.

"O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa tem a particularidade de, em 80 anos de história, ter tido apenas três Cabos.

"Nuno Salvação Barreto, em 1992, deu lugar ao não menos extraordinário forcado José Luis Gomes, que continuou a dignificar o Grupo da Cidade de Lisboa, liderando-o até 2010.

"Presentemente o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa é capitaneado pelo Cabo Pedro Maria Gomes, filho do anterior Cabo.

"De salientar que a história deste Grupo, onde passaram valorosos homens forcados, foi reconhecida e distinguida ao longos dos anos, destacando a Medalha de Mérito Cultural a Nuno Salvação Barreto, atribuída pelo Ministério da Cultura, a Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa e por fim a Medalha de Mérito Municipal, grau ouro, a José Luis Gomes, ambas atribuídas pela Câmara Municipal de Lisboa".


Foto M. Alvarenga