segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Maestro Moura já teve alta e está a caminho de casa: sequência da dramática queda em Sobral de Monte Agraço

João Moura já vai a caminho de casa, depois de há cerca de uma hora ter tido alta do Hospital de Loures, onde esteve em observação e a fazer vários exames - que, graças a Deus, descartaram qualquer lesão grave -, depois da aparatosa e feia queda que sofreu esta tarde quando iniciava a lide do primeiro toiro da ganadaria Lopes Branco na tradicional corrida das festas de Sobral de Monte Agraço, onde se homenageava o cavaleiro Rui Salvador.

O toiro foi recebido de capote pelo eficiente bandarilheiro Jorge Alegrias e o incidente ocorreu depois de João Moura ter cravado o primeiro ferro comprido, quando o toiro atingiu o cavalo e provocou o desequilíbrio e a queda do Maestro. Foi uma queda aparatosa e Moura, sempre consciente, ficou deitado na arena, sendo retirado em braços por vários bandarilheiros e companheiros.

Viveram-se momentos de grande dramatismo e angústia. Embora todos se tenham apercebido de que João Moura estava consciente quando o retiraram da arena, o facto de não se ter conseguido levantar fez temer que pudesse ter sofrido alguma lesão grave - que, graças a Deus, não se confirmou.

Deitaram-no no pátio de quadrilhas, antes de o transportarem para a enfermaria. Seu filho João Moura Júnior, que também toureou esta tarde, disse-nos no final da corrida que se assustou quando viu o pai a queixar-se de fortes dores na zona das costas. "Percebi que não estava bem", recorda.

João Moura foi de imediato assistido na enfermaria pela equipa médica que prestava serviço na praça de Sobral e a seguir foi levado de ambulância para o Hospital de Loures, onde fez vários exames e de onde acabou por ter alta há cerca de uma hora, dirigindo-se neste momento para sua casa, em Monforte.

"Felizmente, não sofreu nada de grave. Está apenas 'amolgado', agora vai ter que estar uns dias em repouso e sob analgésicos" - acaba de nos informar Margarida Cardoso, apoderada do Maestro, que esteve até há pouco no hospital com ele.

João Moura tem as próximas corridas agendadas para 28 de Setembro em Elvas (Feira de São Mateus) e 8 de Outubro em Vila Franca (Feira de Outubro) - a que deverá comparecer, segundo Margarida Cardoso.

Fotos M. Alvarenga


João Moura nas cortesias e quando esperava a saída do toiro,
depois de ter brindado a lide a Rui Salvador. Em baixo, a sequência
da dramática queda - que só por milagre não teve consequências
trágicas