sábado, 29 de março de 2025

Em Algueirão (Sintra): roubaram seis cavalos de João Soller Garcia

Se não é inédito (não nos recordamos de nada assim parecido nos últimos anos), é, pelo menos, um caso raro e que não é vulgar acontecer: na noite de quinta para sexta-feira, roubaram seis cavalos na zona de Algueirão (Sintra) pertencentes ao cavaleiro tauromáquico João Soller Garcia, vulgarmente tratado no meio por Bão e que é sobrinho-neto do saudoso cavaleiro Manuel Conde.

Os cavalos estavam num terreno ao lado da quinta da Família Soller Garcia, a Quinta da Figueira, em Algueirão Velho (Sintra), que foi a residência de Manuel Conde (foto de cima).

Foram roubados seis animais: uma égua Rio Frio castanha; duas poldras com o ferro de Manuel Braga, uma ruça e a outra baia; uma poldra baia, um poldro ruço e outro poldro castanho, os três do ferro do próprio Soller Garcia.

Todos os animais estão identificados e o caso já está a ser investigado pelas autoridades. 

Na sua página da rede social Facebook, João Soller Garcia pede atenção "aos suspeitos do costume e nas zonas fronteiriças". E solicita que qualquer informação lhe seja dada por mensagem privada para as páginas do Facebook em nome de Bão Soller Garcia ou Mim Soller Garcia.

João Soller Garcia, cavaleiro que tem baseado mais as suas temporadas em praças da Califórnia, raramente actuando em Portugal, tomou a alternativa na Arena D'Évora em 26 de Outubro de 2019 (fotos de baixo) apadrinhado por João Moura Jr., com o testemunho de Filipe Gonçalves, Manuel Lupi (que reapareceu especialmente nesta corrida para estar ao lado do seu amigo Soller Garcia na tarde da sua alternativa), João Telles e Miguel Moura e dos forcados de Évora e Moura, com toiros de Charrua e Passanha.

Fotos D.R. e M. Alvarenga