![]() |
Gonçalo Fernandes substitui Tomás Moura (foto de baixo) em Alpalhão, mas a ausência do jovem cavaleiro já criou sururu... |
Margarida Cardoso, apoderada do jovem cavaleiro amador Tomás Moura, informou a organização do festival taurino de amanhã em Alpalhão da impossibilidade de comparência do toureiro por se ter lesionado num treino - e será o cavaleiro profissional Gonçalo Fernandes a substitui-lo, ficando assim o cartel composto por João Moura Caetano, Gonçalo Fernandes, Tiago Carreiras, David Gomes, o praticante Francisco Maldonado Cortes e Luis Pimenta, que presta provas para cavaleiro praticante. Pegam ops forcados de Cascais, Portalegre e Alter do Chão e lidam-se novilhos das ganadarias Vinhas, Paulo Caetano e Romão Tenório.
Na sua página da rede Facebook, o cavaleiro Gonçalo Fernandes congratulou-se com o facto de iniciar amanhã em Alpalhão a temporada em que comemora 15 anos de alternativa (21 de Agosto de 2010 na Figueira da Foz) e 24 de toureio (estreou-se a 31 de Agosto de 2001 em Assumar).
"Com a responsabilidade e seriedade que me tenho entregue a esta profissão, seguem-se no mês de Abril mais dois compromissos de grande categoria", escreve o cavaleiro de Seia, agradecendo às empresa de Luis Pires dos Santos e Toiros com Arte, "pela confiança depositada".
Entretanto, a substituição de Tomás Moura já criou algum sururu, depois de o site "Touro e Ouro" ter anunciado que o mais novo dos Moura iria amanhã lidar um novilho, em sétimo lugar, na Monumental de Santarém, na encerrona de seu irmão João Moura Júnior, sendo essa a razão pela qual faltava a Alpalhão. O site escreveu mesmo que os organizadores do festival de Alpalhão teriam aceite e "entendido as motivações do jovem toureiro".
Mas, ao que sabemos, isso não corresponde à realidade. Os organizadores quiseram mesmo esta tarde "armar o baile" e comunicar ao "Farpas" o seu desagrado pela alegada "fuga" de Tomás Moura para Santarém, mas, a atestar pelo que escreveu Filipa Telles de Carvalho (mãe de Tomás) num comentário à notícia do "Touro e Ouro" na página do Facebook deste site, o seu filho encontra-se mesmo lesionado. E depois dessa publicação, os organizadores acalmaram-se.
"Primeiro não passa de uma verdadeira mentira!!! Não sei se estão com falta de visualização no vosso site, mas ficaria bem, a quem exerce jornalismo, que se certificasse com toda a certeza dos factos que publica. Tomás estava para se apresentar em Alpalhão, mas devido a fisicamente estar lesionado, o mesmo não pode comparecer, com muita pena do mesmo! Mas ninguém pode prever certos acontecimentos. Agradeço que o mesmo site rectifique o erro drástico, pondo em causa a sua veracidade e a do cavaleiro. Espero que me tenha feito entender... Pois para bom entendedor, meia palavra basta" - escreveu Filipa Telles de Carvalho, mãe de Tomás Moura.
Fotos M. Alvarenga e D.R./Tomás Moura/Facebook