sábado, 2 de agosto de 2025

Forcados lesionados em Paio Pires: Nuno Fitas e Vasco Pereira em observação no Hospital Garcia de Orta

Última Hora - Vasco Pereira, cabo dos Forcados de Vila Franca, e Nuno Fitas, forcado dos Amadores de Lisboa, que sairam ontem à noite lesionados da arena de Paio Pires (Seixal), estão neste momento em observação no Hospital Garcia de Orta, em Almada, para onde foram transportados.

Nuno Fitas, que ficou desmaiado na arena depois de duas tentativas para pegar o primeiro toiro da noite, da ganadaria Canas Vigouroux (vencedor do prémio de apresentação), recuperou os sentidos já na enfermaria da praça, mas foi levado ao hospital para fazer uma TAC. O seu estado não é grave.

Quanto a Vasco Pereira, colhido também depois de duas tentativas para pegar o segundo toiro da noite, este da ganadaria espanhola Dolores Aguirre, estava, há cerca de uma hora, a ser examinado no Serviço de Ortopedia, havendo suspeitas de que possa ter sofrido uma lesão numa perna.

Assim que soubermos mais pormenores, actualizaremos o estado dos dois valorosos forcados - a quem desejamos desde já as melhoras.

O Concurso Ibérico de Ganadarias foi ganho pelos toiros de Casa Prudêncio (bravura) e Canas Vigouroux (apresentação). Foram ainda lidados exemplares das ganadarias Dolores Aguirre, Veiga Teixeira, Partido de Resina e Campos Peña. Actuaram os cavaleiros Miguel Moura (que foi o que mais se destacou no conjunto das duas lides), Luis Rouxinol Jr. e Joaquim Brito Paes.

Viveu-se uma noite de grandes e verdadeiras emoções, onde o risco, o perigo e a seriedade da Festa marcaram presença com seis toiros de distintas ganadarias muitíssimo bem apresentados e a pedir contas a cavaleiros e forcados. Assim, sim, a Tauromaquia tem sabor a Verdade!

Noite duríssima, mas heróica, de êxito e valor, para os dois grupos de forcados: Lisboa e Vila Franca. Por Lisboa foram forcados de cara Tiago Silva (à quarta tentativa, a emendar Nuno Fitas); Duarte Mira, futuro cabo do grupo, com uma pega monumental ao primeiro intento; e Daniel Batalha (à segunda). Por Vila Franca pegaram Guilherme Dotti (à quarta, a dobrar o cabo Vasco Pereira); Lucas Gonçalves (numa grande pega ao primeiro intento); e Miguel Faria (dura pega, à terceira tentativa).

Bem dirigida por Tiago Tavares, assessorado pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva, a corrida registou uma enchente e as lides foram acompanhadas alternadamente pelo conjunto de guitarras e fadistas de João Chora e pela banda da Sociedade Filarmónica Progresso "Matos Galamba" de Alcácer do Sal.

Fotos M. Alvarenga

Nuno Fitas ficou desmaiado na arena após duas tentativas
para pegar o primeiro toiro (Canas Vigouroux)
Toiros sérios e de apresentação espectacular: a Verdade da Festa


Vasco Pereira, cabo do GFA de Vila Franca, saíu a coxear da
arena após duas tentativas para pegar o segundo toiro, da
ganadaria espanhola Dolores Aguirre
Toiro de Canas Vigouroux (prémio apresentação) foi lidado em
primeiro lugar por Miguel Moura
Toiro de Prudêncio (prémio bravura) foi lidado em quinto lugar
por Luis Rouxinol Júnior
Praça cheia e grande ambiente ontem em Paio Pires
Prémio de apresentação foi entregue ao jovem Alexandre, filho
de Joaquim Carlos, maioral da ganadaria Canas Vigouroux
João Santos Andrade recebeu o prémio de bravura outorgado à
sua ganadaria Casa Prudêncio