Visualizações de páginas de hoje | 784 |
Visualizações de página de ontem | 6 018 |
Visualizações de páginas no último mês | 203 128 |
Histórico total de visualizações de páginas | 31 216 672 |
Líder da INFORMAÇÃO TAURINA na internet! Contacto: jornalfarpas@sapo.pt
Visualizações de páginas de hoje | 784 |
Visualizações de página de ontem | 6 018 |
Visualizações de páginas no último mês | 203 128 |
Histórico total de visualizações de páginas | 31 216 672 |
Portugal registou nas últimas 24 horas mais 34 mortes relacionadas com a covid-19 e 394 novos casos de infecção com o novo coronavírus, o valor mais baixo de casos desde Setembro, segundo a Direcção-Geral da Saúde (DGS).
Os valores de hoje são semelhantes aos registados em Outubro, no que respeita às mortes, quando foram notificados 33 óbitos no dia 29 desse mês; e a Setembro, no que se refere aos novos casos, com o registo de 388 a 8 de Setembro. O país contabiliza no total 16.351 vítimas mortais e 804.956 casos confirmados desde o início da pandemia, há quase um ano.
Há 720.235 pessoas recuperadas da doença, mais 1.258 nas últimas 24 horas. Relativamente aos internados, há mais 2 doentes em enfermaria (total de 2.167) e menos 15 em Unidades de Cuidados Intensivos (469 no total). Há 29 dias consecutivos que o número de recuperados supera o de novas infecções.
Os casos activos em Portugal continuam a registar uma diminuição, com 68.370 casos hoje, menos 898. As autoridades de saúde têm em vigilância 41.227 contactos, menos 4.187 relativamente ao dia anterior, mantendo-se a tendência decrescente desde o dia 30 de Janeiro.
De acordo com os últimos dados da Direcção-Geral da Saúde, Portugal tem actualmente 868.951 pessoas vacinadas: 603.585 com a primeira dose e 265.366 com a segunda dose.
Das 34 mortes registadas nas últimas 24 horas, 15 ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo, 10 na região Centro e nove na região Norte. Na região de Lisboa e Vale do Tejo foram notificadas mais 238 novas infecções, contabilizando-se até agora 304.772 casos e 6.846 mortes. Segundo o boletim, a região de Lisboa e Vale do Tejo regista 60,4% dos casos registados nas últimas 24 horas e 44,2% do total de mortes.
A região Norte tem hoje 74 novas infecções por SARS-CoV-2 e desde o início da pandemia já contabilizou 326.378 casos de infecção e 5.215 mortes. Na região Centro, registaram-se mais 27 casos, acumulando-se 114.984 infecções e 2.915 mortos. No Alentejo foram assinalados mais 15 casos, totalizando 28.474 infecções e 947 mortos desde o início da pandemia em Portugal. A região do Algarve tem hoje notificados 12 novos casos, somando 20.110 infecções e 339 mortos. A Madeira registou 16 novos casos. Esta região autónoma contabiliza 6.474 infecções e 61 mortes devido à covid-19. A Região Autónoma dos Açores registou 12 novos nas últimas 24 horas e notificados no total 3.764 casos de infecção e 28 mortos.
Os casos confirmados distribuem-se por todas as faixas etárias, situando-se entre os 20 e os 59 anos o registo de maior número de infecções. O novo coronavírus já infectou em Portugal, pelo menos, 364.133 homens e 440.553 mulheres, referem os dados da DGS, segundo os quais há 270 casos de sexo desconhecido, que se encontram sob investigação, uma vez que estes dados não são fornecidos de forma automática. Do total de vítimas mortais, 8.551 eram homens e 7.800 mulheres.
O maior número de óbitos continua a concentrar-se nos idosos com mais de 80 anos, seguidos da faixa etária entre os 70 e os 79 anos. Do total de mortes, 10.837 eram pessoas com mais de 80 anos, 3.440 com idades entre os 70 e os 79 anos e 1.444 tinham entre os 60 e os 69 anos.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.531.448 mortos no mundo, resultantes de mais de 114 milhões de casos de infecção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Fonte: "Correio da Manhã"/DGS
Mantém-se estável o estado clínico de Joaquim Azeda, de 70 anos, emblemático cabo do Grupo de Forcados Amadores de São Manços desde 1971 a 1988, que permanece internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Évora, vítima de covid-19.
Segundo as últimas informações transmitidas ao "Farpas" por seu filho André, "há dois dias que a situação se encontra estável e pelo menos não tem piorado, o que é um bom sinal".
Foto M. Alvarenga
O novilheiro luso João Diogo Fera, há alguns anos radicado em Espanha, participou este fim-de-semana numa importante jornada de campo na ganadaria espanhola de Yerbabuena.
Esta famosa ganadaria de procedência Pedrajas e Jandilla, ambas levadas por separado, foi fundada pelo Maestro José Ortega Cano e sua saudosa mulher, a famosa cantora Rocio Jurado. É hoje propriedade de Rocio Torres Carcasi e dirigida pelo taurino espanhol José María Almodovar, que em tempos apoderou os cavaleiros portugueses Rui Fernandes e João Ribeiro Telles.
O novilheiro português (à esquerda, na foto de cima) destacou-se uma vez mais pelo excelente conceito do toureio que possui. João Diogo Fera encontra-se totalmente moralizado para a tão sonhada alternativa, que aguarda que a pandemia abrande para que chegue a tão ansiada data.
Foi uma faena marcada pelas suas já conhecidas formas de tourear, de andar na praça, tendo mesmo o novilho toureado por ele ter sido indultado para semental.
Participaram ainda nesta jornada os novilheiros espanhóis Francisco Montero e Miguel Zaens e foram lidados quatro novilhos-toiros que evidenciaram o excelente momento em que se encontra a ganadaria.
João Diogo Fera, que foi o último toureiro apoderado pelo saudoso Fernando Camacho, obteve no ano passado um triunfo memorável com um magnífico toiro da ganadaria de Paulo Caetano no festival que se realizou na Azambuja e onde deixou as portas abertas para a sua repetição nesta temporada em arenas nacionais, onde não actuava há alguns anos.
Fotos Victor Palmar García
O cavaleiro tauromáquico D. Francisco de Azarujinha cumpriria hoje 74 anos. Nasceu em São João do Estoril a 1 de Março de 1947. Morreu há 14 anos, com 60 (6 de Agosto de 2007), num acidente de moto em Estremoz.
Toureiro fidalgo, Francisco Xavier Manoel de Vilhena Dias de Freitas, 11º Conde de Vila Flor, era filho de Jaime Augusto Lasso de La Vega Dias de Freiras, 4º Conde de Azarujinha e de Maria Luísa de Almeida Manoel de Vilhena, 10ª Condessa de Vila Flor e 3ª Condessa de Alpedrinha.
D. Francisco de Azarujinha, como se anunciava nos cartéis, tomou a alternativa na praça do Campo Pequeno, na 6ª Corrida TV, a 18 de Julho de 1968, apadrinhado por Manuel Conde, com o testemunho dos cavaleiros D. José de Athayde e Dr. Varela Cid e dos matadores de toiros José Júlio, José Simões e Fernando dos Santos, tendo as pegas estado a cargo dos Forcados Amadores de Montemor, então capitaneados por Joaquim José Capoulas. Lidaram-se toiros de Cabral Ascensão (cartaz em baixo).
Fotos D.R.
Visualizações de páginas de hoje | 888 |
Visualizações de página de ontem | 5 240 |
Visualizações de páginas no último mês | 203 128 |
Histórico total de visualizações de páginas | 31 210 758 |
No difícil caminho rumo à sua alternativa de matador de toiros, Diogo Peseiro lidou na manhã deste domingo, nos campos de Sevilha, dois toiros-toiros do ferro El Torero.
Arrimando-se de verdade, e em grande momento técnico, sacou mando, valor e estética, deixando grande ambiente entre vários aficionados sevilhanos presentes.
Diogo Peseiro é, recorde-se, apoderado em Portugal por Maurício do Vale e em Espanha por Andrés Andrades.
Nos próximos dias, rumará ao México, onde é, juntamente com Sérgio Nunes e Duarte Silva, um dos 60 novilheiros participantes no importante certame de novilhas CART, que será dirigido tecnicamente pelo matador espanhol Juan José Padilla e que conta também com a intervenção do matador português Manuel Dias Gomes na equipa de coordenação.
Fotos D.R.
Carlos Alberto Simões, embolador, membro da equipa de José Alcachão Silva (ambos na foto) e antigo forcado dos Amadores Lusitanos, continua internado no Hospital de Setúbal a lutar contra a infecção de covid-19. O seu estado clínico está estável e a registar significativas melhoras.
Foto Maria Mil-Homens
Portugal registou nas últimas 24 horas mais 41 mortos e 718 novos casos de coronavírus. Os números continuam, felizmente, a baixar e este é o primeiro dia, desde há largas semanas, em que o número de novas infecções está abaixo dos mil. De acordo com o Boletim Epidemiológico da DGS, divulgado este domingo, o país contabiliza 16.317 vítimas mortais e 804.562 casos confirmados desde o início da pandemia.
Há 718.977 pessoas recuperadas da doença, mais 1.664 nas últimas 24 horas. Relativamente aos internados, há menos 15 doentes em enfermaria (total de 2.165) e menos oito em Unidades de Cuidados Intensivos (484 no total).
Os casos activos em Portugal continuam a registar uma diminuição, com 69.268 hoje, menos 987.
A região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) concentra 257 dos novos casos; segue-se a região Norte com mais 229; o Centro com mais 97; o Alentejo com mais 50 e o Algarve com mais 32. A Região Autónoma da Madeira contabiliza mais 35 casos. Os Açores mais 18.
Na distribuição de óbitos, a região LVT registou 26 mortes; o Centro mais 5, o Norte mais 5, o Alentejo mais 3 e o Algarve mais 2.
Fonte: "Correio da Manhã"/DGS
Visualizações de páginas de hoje | 1 756 |
Visualizações de página de ontem | 6 058 |
Visualizações de páginas no último mês | 196 275 |
Histórico total de visualizações de páginas | 31 206 386 |
O empresário Luis Miguel Pombeiro tem já neste momento bastante adiantada e planeada a temporada do Campo Pequeno, que este ano deverá contar com mais espectáculos do que os que se realizaram em 2020 e que, segundo nos confidenciou, será formada por "grandes cartéis", estando assegurada desta vez a presença de grandes figuras do toureio espanhol, tanto matadores como rejoneadores, que no ano transacto e à excepção do rejoneador Andrés Romero, não actuaram em Portugal.
Pombeiro anunciará as grandes novidades depois de 11 de Março, dia em que o primeiro-ministro António Costa apresentará ao país o plano de desconfinamento, que vai ser gradual em termos de recomeço das diversas actividades.
O sector cultural, e nomeadamente a Tauromaquia, deverá finalmente reabrir em finais de Abril, inícios de Maio, podendo neste mês iniciar-se a temporada. Luis Miguel Pombeiro, bem como a APET, tem estado em contacto permanente com as autoridades governamentais e sanitárias para preparar a forma como se vai efectuar o regresso dos espectáculos tauromáquicos, muito provavelmente acompanhados por testes de covid ao público nas horas que antecedem a sua realização.
Para testar as novas regras e como já aqui noticiámos, o empresário Luis Miguel Pombeiro projecta realizar em finais de Abril, assim que houver luz verde do Governo, numa praça alentejana, um "espectáculo bolha" que servirá de experiência para as corridas de toiros em Portugal nesta temporada de 2021.
Fotos M. Alvarenga
José Ribeiro Santos, antigo forcado amador num grupo que existiu em Moçambique, grande aficionado e antigo inspector da Polícia Judiciária, fracturou o colo do fémur numa queda sofrida em sua casa, em Lisboa, na última quinta-feira e encontra-se internado no Hospital de São José, onde será operado no início da próxima semana.
Além da fractura que sofreu, danificou também uma prótese que tinha na tíbia, fruto de uma lesão contraída na Guerra do Ultramar, em Moçambique, situação que vai também ser reparada na intervenção cirúrgica.
José Santos, de 75 anos, (à direita, na foto de cima, com Carlos Calado na praça do Campo Pequeno) integrou o denominado Grupo de Forcados de Vila Franca que se formou em Lourenço Marques nos anos 60 e durou até 1974, criado pelos irmãos Perdigão, por Jesus Lourenço e José Lourenço (na foto de baixo, com o saudoso bandarilheiro Joaquim Gonçalves).
Votos de que a operação corra bem e a recuperação não demore.
Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e D.R.
Miguel Alvarenga - Era mais ou menos a crónica de uma morte anunciada, mas, por mais preparados que estejamos, acabamos sempre por nunca o estar. Fui esta manhã surpreendido com a notícia triste da morte do meu amigo Joaquim Alfredo Dias Guaparrão (65 anos). Um grande aficionado, um português de gema, monárquico dos quatro costados, fadista de sentimento e alma, antigo forcado dos Amadores de Cascais, que chegou a organizar com o Gonçalo da Câmara Pereira e comigo a célebre tourada do Casamento Real na Monumental de Cascais nos anos 80. Foi ainda apoderado do cavaleiro (retirado) João Paulo.
Natural de Portalegre, casado em segundas núpcias com Arminda Franco, tinha um filho e residia há alguns anos no Pinhal Novo. Era presença assídua em todas as praças de toiros e em todas as casas onde se cantasse o fado. Sempre bem disposto, com um humor cativante, amigo do seu amigo. Deixa saudades.
O Alfredo Guaparrão lutava há alguns anos contra uma leucemia, que se agravou nos últimos tempos. Estava a aguardar por um transplante de medula. Há pouco mais de uma semana, deixou todos os amigos preocupados quando publicou na sua página do Facebook um comentário em que manifestava o seu desânimo pelo agravar da doença. Procurei dar-lhe ânimo, trocámos mensagens, perguntei-lhe o que se passava.
Respondeu-me (no dia 18 deste mês): "Ando para aqui a lutar com um merda, não produzo sangue nem plaquetas. Vamos lá a ver se aguento esta cornada. Forte abraço".
Não aguentou. Partiu esta manhã.
Descansa em paz, meu querido amigo. Um beijo do tamanho do mundo, Arminda. Os meus sentimentos a toda a Família enlutada, a seu filho.
Fotos D.R., Henrique de Carvalho Dias e Mariana Piteira
![]() |
| Com sua Mulher, Arminda Franco |
![]() |
| Onde se cantasse o Fado, ele estava. Aqui, no "Parlatório", em Lisboa, acompanhado por Luis Petisca e Armando Figueiredo |
![]() |
| Citando um toiro na desaparecida Monumental de Cascais |
![]() |
| Numa pega de cernelha com o rabejador Carlos Damas |
![]() |
| Joaquim Alfredo Guaparrão (terceiro a contar da esquerda) integrou o Grupo de Forcados Amadores de Cascais nos anos da sua formação, sob a chefia de Francisco Cano (primeiro da esquerda) |
![]() |
| Numa corrida comemorativa do aniversário do GFA de Cascais (primeiro da esquerda) |
Portugal registou nas últimas 24 horas mais 33 mortos e 1.071 novos casos de coronavírus. De acordo com o Boletim Epidemiológico da DGS, divulgado este sábado, o nosso país contabiliza 16.276 vítimas mortais e 803.844 casos confirmados desde o início da pandemia, há um ano, em Março de 2020.
Há 717.313 pessoas recuperadas da doença, mais 2.820 nas últimas 24 horas. Relativamente aos internados, há menos 224 doentes em enfermaria (total de 2.180) e menos 30 em Unidades de Cuidados Intensivos (492 no total). Os casos activos continuam a registar uma diminuição, com 70.255 hoje, menos 1.782.
A região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) concentra 536 dos novos casos; segue-se a região Norte com mais 267; o Centro com mais 140; o Alentejo com mais 28 e o Algarve com mais 23. A Região Autónoma da Madeira contabiliza mais 73 casos. Os Açores mais quatro.
Na distribuição de óbitos, a região LVT concentra 19 mortes; o Centro mais 5, o Norte mais 4, o Alentejo mais 3 e o Algarve mais 2.
Fonte: "Correio da Manhã"/DGS
Maurício do Vale (ao meio, na foto, com Miguel Alvarenga e o saudoso bandarilheiro Domingos Paixão, há uns aninhos no Campo Pequeno), que depois se viria a celebrizar com um dos mais cotados críticos tauromáquicos nacionais e também como comentador e até autor de programas taurinos na RTP, alimentava ao tempo o sonho de ser toureiro... e tinha até bastante jeitinho para as lides a pé!
Este cartaz que hoje aqui recordamos (em baixo) tem exactamente 45 anos. Maurício do Vale era, conjuntamente com o saudoso Padre José Alcobia, o organizador habitual das tradicionais garraiadas do Liceu Gil Vicente, que ao tempo integravam o calendário da temporada na primeira praça do país, gerida por Manuel dos Santos, a par de outras, como por exemplo a do Colégio Militar.
Pelas históricas garraiadas do Gil Vicente, cuja receita revertia sempre a favor dos alunos mais pobres, passaram, e deram mesmo os seus primeiros passos, muitos dos que viriam depois a ser consagradas figuras das arenas, sobretudo do toureio equestre.
Nesta tarde de 27 de Fevereiro do ano de 1966, já lá vão 45 anos, actuaram a cavalo Frederico Cunha, Vitor Ribeiro (pai) e José Manuel Correia Lopes e os espadas foram Vasco Lourenço (não se trata do capitão de Abril...) e o próprio Maurício do Vale, estando as pegas a cargo do grupo de forcados do Liceu Gil Vicente, comandado por Pedro de Oliveira.
Fotos Luis Azevedo/Estúdio Z e D.R.
Manuel Benítez "El Cordobés", ainda e sempre um dos maiores toureiros do século passado, foi ontem vacinado com a primeira dose da Pfizer, tendo agora agendada a segunda dose para dentro de vinte dias.
O emblemático e histórico toureiro, de 84 anos, foi vacinado dentro do seu próprio automóvel no Pavilhão Polidesportivo de Posadas (Córdoba) e esteve acompanhado pela sua mulher, Maria Ángeles e pelo seu homem de confiança, o também antigo toureiro Fernando Sacromonte.
Fazendo gala da sua personalidade tão característica, pediu à enfermeira que lhe ministrasse já a segunda dose no outro braço...
"Agora mesmo, a única coisa que pode derrotar este bicho é a vacina e felizmente nós podemos dispor dela, quando há milhões de criaturas no mundo que não a têm. Quando eu toureava, sabia o que enfrentava, mas a este inimigo não o vemos vir, não sabes contra quem lutas", disse "El Cordobés".
Fotos Ladis/mundotoro.com e D.R.
Com 77 anos, vítima de cancro, morreu ontem o crítico taurino espanhol António Petit Caro. Escreveu de toiros durante toda a sua vida e até ao fim, tendo passado pelo jornal "Hoja de Lunes" de Bilbao e por "La Gaceta del Norte", também de Bilbao, de que foi director. Nos anos 80 fundou a agência Vasco Press e esteve à frente da Asociación de la Prensa de Vizcaya e da Federación de las Asociaciones de la Prensa de Espanha. Ultimamente dirigia o site taurologia.com, de que foi fundador.
Foi autor do livro biográfico do famoso matador de toiros Diego Puerta ("Arte, valor y casta de un torero de Sevilla") e publicou também obras sobre António Bienvenida e "Manolete".
Na foto, António Caro (à esquerda) com o Maestro Paco Camino no dia da apresentação do livro sobre Diego Puerta.
Que em paz descanse.
Foto aplausos.es
Visualizações de páginas de hoje | 1 475 |
Visualizações de página de ontem | 6 180 |
Visualizações de páginas no último mês | 196 275 |
Histórico total de visualizações de páginas | 31 200 047 |
Chega na próxima segunda-feira, 1 de Março, às bancas, mais uma edição da revista "Novo Burladero" (nº 377, Março/Abril), com a capa dedicada a duas grandes figuras da nossa Festa, o histórico matador de toiros José Júlio e o inolvidável forcado e empresário Simão Comenda, ambos recentemente desaparecidos e vítimas da covid-19.
O promissor novilheiro Filipe Martinho já está a viver em Badajoz e frequenta agora a Escola Taurina da cidade fronteiriça, sob a batuta do matador de toiros Luis Reina.
Esta nova fase da carreira do jovem toureiro moitense surge na sequência do convénio assinado entre a Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita, a que pertencia, e a Escola de Toureio de Badajoz, que prevê o intercâmbio de experiências em diversos sectores das suas actividades.
Filipe Martinho participou já numa tenta de machos a convite do matador de toiros Miguel Ángel Perera.
Foto D.R.
Portugal registou nas últimas 24 horas mais 58 mortos e 1.027 novos casos de coronavírus. De acordo com o Boletim Epidemiológico da DGS, divulgado esta sexta-feira, o país contabiliza 16.243 vítimas mortais e 802.773 casos confirmados desde o início da pandemia.
Há 714.493 pessoas recuperadas da doença, mais 2.780 nas últimas 24 horas. Relativamente aos internados, há menos 209 doentes em enfermaria (total de 2.404) e menos 14 em Unidades de Cuidados Intensivos (522 no total). Os casos activos em Portugal continuam a registar uma diminuição, com 72.037 hoje, menos 1.811.
A região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) concentra 410 dos novos casos; segue-se a região Norte com mais 250; o Centro com mais 140; o Algarve com mais 54 e o Alentejo com mais 51. A Região Autónoma da Madeira contabiliza mais 123 casos. Os Açores não resgistaram novos casos de covid-19 esta sexta-feira.
Na distribuição de óbitos, a região LVT concentra 28 mortes; o Centro mais 13; o Norte mais 11 e o Alentejo mais seis.
Fonte: "Correio da Manhã"/DGS
Foto D.R.
Morreu o guarda-redes de andebol do FC Porto, Alfredo Quintana, aos 32 anos. O andebolista internacional português morreu em consequência de uma paragem cardiorrespiratória sofrida na segunda-feira, durante um treino, informou o clube portuense.
Quintana foi assistido no local do treino com o apoio de uma viatura do INEM e, posteriormente, transportado para o Hospital de São João, no Porto, onde ficou internado na Unidade de Cuidados Intensivos, depois de ter sido estabilizado.
O jogador, natural de Havana, Cuba, que adquiriu nacionalidade portuguesa tornou-se internacional pela seleção nacional de andebol em 2014, permanecia desde segunda-feira naquela unidade hospitalar, em situação clínica estável, mas com prognóstico muito reservado.
Que em paz descanse.
Foto D.R./Federação de Andebol de Portugal
O mais novo matador de toiros português, João Silva "Juanito", foi esta semana o protagonista do programa televisivo espanhol "Grana y Oro" do canal Castilla y León Televisión.
Na entrevista a Carlos Martín Santoyo, o jovem toureiro de Monforte falou dos seus inícios até à actualidade e congratulou-se pelo facto de no ano passado e apesar da pandemia, ter participado em cinco corridas em Portugal e numa em Espanha, que destacou de forma especial, em Herrera del Duque, com toiros da ganadaria de Victorino Martín, que enfrentou pela primeira vez.
"Tourear e triunfar" é o lema de "Juanito" para 2021, ano em que tem como principal objectivo confirmar a alternativa na Monumental de Madrid.
Fotos D.R.
Visualizações de páginas de hoje | 1 477 |
Visualizações de página de ontem | 7 284 |
Visualizações de páginas no último mês | 196 275 |
Histórico total de visualizações de páginas | 31 193 869 |
A melhor e mais actualizada informação taurina!
Se os outros calam, contamos nós!Mais de 25 mil visitas por semana!