segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

"El Payo": primeira entrevista depois da grave cornada em Querétano


"Não me consigo mover e ainda não tenho sensibilidade, vou estar cinco dias imobilizado para não causar danos na coluna" - disse ontem o diestro mexicano Octavio García "El Payo" numa entrevista ao programa "El Albero" da Cadena COPE, a primeira que deu no hospital depois da gravíssima cornada que sofreu no dia de Natal na praça da sua terra, Querétano.
"Tenho esperança e ânimo porque os médicos dizem que recuperarei a sensibilidade e começarei a andar dentro de dois a três meses", adianta o toureiro.
"El Payo" relatou os momentos dramáticos da colhida, disponível em video no YouTube e também nos sites espanhóis "burladero" e "mundotoro": "deu-me uma cornada na coluna e afectou-me o osso sacro, pela frente e por detrás. Confio que isto se recomponha depressa e que rápido volte a poder andar. Os médicos têm sido fantásticos, mas dizem-me que preciso de ter grande força mental porque me vai custar a recuperar e a reabilitação será lenta".
Além de magoado - e bem - pela cornada, "El Payo" está ainda ressentido e triste pela atitude do público da sua terra: "a corrida estava difícil e as pessoas trataram-me como a 'un cabrón', é duro dizê-lo. Só aqui me trataram assim. Eu tentei fazer um esforço, queria regalar o sobrero e tentava demonstrar que o toiro não me estava a ajudar, que tinha muito perigo. Acabou por colher-me e passou-se isto...".
Apesar do acidente, "El Payo" faz um balanço positivo da sua temporada de 2009: "tive bastantes triunfos e estou muito satisfeito. Só não cortei orelhas em Madrid e Barcelona, onde dei voltas ao ruedo, mas a campanha europeia correu bem".

Foto D.R.