segunda-feira, 23 de maio de 2011

Próxima nocturna no C. Pequeno: 2 de Junho, Corrida das Dinastias



Seis dinastias vão estar em competição nesta corrida. Seis jovens cavaleiros que pretendem escrever a história do toureio acavalo pelos seus próprios méritos, honrando o legado artístico que lhes foi transmitido ao longo de gerações.
Estarão e praça Brito Paes, Moura Caetano, Manuel Telles Bastos, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto e o praticante João Salgueiro da Costa, representantes de uma nova geração de cavaleiros tauromáquicos, em cujo toureio estão bem marcadas as influências recebidas dos seus familiares.
A competição entre estes cavaleiros, no cenário majestoso do Campo Pequeno irá por certo constituir, para cada um deles, um estímulo suplementar para, com a generosidade artística que lhes é reconhecida, darem o melhor de si próprios e proporcionarem um espectáculo de alto nível. 
Em competição estarão igualmente os Grupos de Forcados Amadores de Vila Franca e do Aposento da Moita, capitaneados respectivamente por Ricardo Castelo e Tiago Ribeiro. São dois grupos de grande tradição, nos quais o factor dinástico regista igualmente um peso acentuado e são  presença assídua nas corridas mais importantes da temporada portuguesa.
Lidar-se-ão seis imponentes toiros da ganadaria Pinto Barreiros, considerada a ganadaria-mãe das ganadarias portuguesas, cuja antiguidade tem como data 18 de Maio de 1931, e como local a praça de toiros de Madrid.
Fundada por José Lacerda Pinto Barreiros em 1925, com base no efectivo bravo da ganadaria espanhola da viúva de António Guerra é, desde 2004, propriedade da Sociedade Agro-pecuária de São Torcato (Joaquim Alves de Andrade).
Pasta na herdade do Vidigal (Montemor-o-Novo), procede de Gamero Cívico e Félix Suarez, sendo o seu encaste Pinto Barreiros (puro Parladé).