sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Tendeiros regressam "a dobrar" e criam polémica no concurso de Reguengos


A empresa "Gestoiro", de Paulo e Rodrigo Tendeiro (pai e filho) volta à carga depois da polémica do ano passado com a Associação de Forcados (que a vetou) e de ter desistido da adjudicação de todas as praças que geria. E o regresso fica marcado, outra vez, por alguma celeuma. A "Gestoiro" candidatou-se à exploração da praça alentejana de Reguengos de Monsaraz com duas propostas e já há outros concorrentes a avançar com a impugnação do concurso, alegando que o caderno de encargos só permitia uma proposta por candidato.
A Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, proprietária da praça, começou por exigir num primeiro concurso a quantia de 60 mil euros por três temporadas (esta e as próximas duas) e recusou as três propostas que se apresentaram ao "leilão", por terem ficado "muito aquém das expectativas". Nesse primeiro concurso, concorreram os empresários António Manuel Cardoso "Nené" (à esquerda, na foto, com Rodrigo Tendeiro), irmãos Levesinho (que neste segundo concurso já não se candidataram) e Vasco Durão.
Agora, no 2º round (onde já não havia um valor estipulado, podendo cada concorrente oferecer o que quisesse), candidataram-se quatro empresas: a "Emoção" de Vasco Dotti (que ofereceu 30.081,30 euros num pagamento único); a "Verdadeira Festa" de Vasco Durão e Rui Gato (45.000 euros pagos em três fases: 12 mil no momento da assinatura do contrato, 15 mil no segundo ano e 18 mil no terceiro); a "Toiros & Tauromaquia" de "Nené" (30.300 euros pagos em três vezes); e a "Gestoiro" dos Tendeiro, com duas propostas que podem ser consideradas "para ganhar" e não apenas para mostrar que "afinal, ainda mexem".
A primeira proposta da "Gestoiro" é de 45.750 euros, pagando 5 mil no acto de assinatura do contrato e  10% do valor da bilheteira bruto ao longo do ano, com um valor mínimo de 10.250 euros, repetindo este procedimento nos dois anos seguintes. A segunda proposta tem um valor total de 36.450 euros pagos em três fases.
A Misericórdia de Reguengos de Monsaraz deverá tomar uma decisão nos próximos dias, pois pretende entregar a praça no próximo dia 1 de Março, tudo dependendo agora do anunciado processo de impugnação (que, diz-se, pode ser apresentado pelos concorrentes "Nené" Cardoso e Vasco Durão).

Foto Hugo Teixeira/cortesia diariotaurino.blogspot.com