sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Novidades: Dança dos Apoderados promete animar próximo defeso...

José Luis Zambujeira (ao meio), apoderado de Tito Semedo (à direita), pode ser o
senhor que se segue ao saudoso Morgado no apoderamento dos Bastinhas; Moura
Júnior continua de pedra e cal com Rui Bento e João Maria Branco ainda não tem
apoderado novo (foto de baixo, à esquerda); na Casa Moura, Abel pode estar de
saída e João Pinto é o nome de que se fala para lhe suceder (os dois na foto de
baixo, à direita)


A tradicional Dança dos Apoderados promete desta vez uma enorme e bem agitada animação no próximo defeso.
Embora para já tudo não passe de meras suposições (talvez não tanto como isso...), diz-se que a dança, este ano, vai começar por cima, isto é, pelas primeiras Figuras da nossa cavalaria.
Assim, o Maestro Joaquim Bastinhas e seu filho Marcos (que deverá reaparecer na próxima temporada, depois de ter sido obrigado a parar esta época devido a lesão no nervo ocular por ter sido atingido na face pelo cabo de uma bandarilha durante uma corrida em Albufeira, no Verão) podem vir a ser apoderados a partir de 2015 por José Luis Zambujeira, antigo cabo dos Forcados de Cascais, empresário taurino e também apoderado do cavaleiro Tito Semedo.  Na equipa pode continuar Fernando Marques, que desde o mês passado e após o trágico desaparecimento de António Morgado, tem assessorado a carreira de Joaquim Bastinhas.
Também na Casa Moura pode haver mudanças radicais. Abel Correia, o apoderado que mais anos se manteve ao lado do Maestro João Moura, pode estar agora de saída. João Pinto, abastado agricultor de Évora e nos dois últimos anos um amigo muito próximo da Família Moura, é o nome de que se fala para suceder a Abel, não apenas no apoderamento do Maestro Moura, mas também no de seu filho Miguel em Portugal.
João Pinto tem conseguido "resistir" ao assédio dos Moura para que os apodere, ainda esta semana esteve reunido com o Maestro em Monforte, mas diz-se que mais tarde ou mais cedo aceitará o desafio, até porque já grangeou fortes apoios dentro do meio taurino e até na próxima equipa dos Moura para o caso de levar por diante a missão que lhe propõem em Monforte.
Quanto a João Moura Jr., continua de pedra e cal com Rui Bento em Portugal, mas pode mudar de apoderados em Espanha.
A maior incógnita é o caso de João Maria Branco (neste momento a passar uns dias em Itália, antes de dia 11 tourear no festival de Vila Boim), que este Verão se separou de Rui Bento e ainda não nomeou sucessor.

Fotos Emílio de Jesus e M. Alvarenga