domingo, 30 de abril de 2017

Ventura e Moura: os melhores momentos de ontem em Estremoz

Houve, como já aqui referimos, "duas corridas" ontem em Estremoz. Uma
primeira parte sem emoção nenhuma por culpa dos "toirinhos amiguinhos dos
cavaleiros e dos cavalos"
, que nada transmitiram, retirando emoção ao bom
labor de Ventura e de Moura Jr. E uma segunda parte empolgante e emotiva,
com toiros "mais toiros" e os dois toureiros em aguerrida competição. Pena
mesmo foi a pequena praça de Estremoz não ter esgotado, como se impunha,
face a um cartelazo destes montado pelo arrojado empresário espanhol Carlos
Zuñiga (filho). O elevado preço dos bilhetes e as falhadas previsões de chuva
pelos sempre errantes rapazes da Metereologia (não acertam uma, coitados...)
terão contribuído para esse desaire de bilheteira. Não me venham agora dizer
que o cartel não tinha interesse...
Diego Ventura não entusiasmou nos dois primeiros toiros,
que nada transmitiam e mais pareciam tourinhas com pernas.
Frio e apático pela pasmaceira em que decorreu ontem em
Estremoz a primeira parte da corrida, por exclusiva culpa
dos três primeiros toiritos de Romão Tenório, a que faltou
emoção e sobrou bondade, o público pouco reaguiu às duas
primeiras intervenções de Ventura. No seu terceiro (quinto da
ordem), o rejoneador não quis que a sua passagem por
Estremoz ficasse em branco e protagonizou uma lide
empolgante, levantando por fim o público das bancadas.
Tudo o qye fez foi bem feito e até ninguém se importou com
a pouco ortodoxa retirada da cabeçada do último cavalo
(foto de cima) para cravar um arrojado par de bandarilhas,
que ficou só por metade. Ventura deu duas voltas, a segunda
com o ganadeiro e o forcado, com a praça em delírio
João Moura Júnior deu ontem em Estremoz, nos três toiros de Romão Tenório
que enfrentou, a verdadeira dimensão do seu estatuto de primeira figura
consolidado em 10 anos de alternativa. Amadureceu como Homem e como Toureiro
e o que ontem nos disse em Estremoz foi que continua a não haver quem o agarre.
Temple, maestria e arte foram as tónicas dominantes das suas três lides, obtendo
um triunfo rotundo e memorável. Mais insípida a da primeira parte, pela escassa
transmissão do toiro (segundo da ordem), fantásticas as duas da segunda parte,
confirmando um Moura imparável

Fotos Maria Mil-Homens