quarta-feira, 21 de março de 2018

ANGF afasta GFA da Amareleja: alegada "má fardação" dá suspensão


Um forcado do Grupo da Amareleja (foto) apresentou-se na recente actuação em Valência (Espanha), num espectáculo de tauromaquia popular integrado nas Fallas, com sapatos de "vela" e os elementos fardados tinham jaquetas de dois padrões diferentes - razão pela qual a Associação Nacional de Grupos de Forcados anunciou ontem, em comunicado emitido no seu site, suspender este grupo, situação que promete "reanalisar" na sua próxima Assembleia-Geral, ainda sem data marcada.
A ANGF recorda que "estar devidamente fardado é uma das premissas fundamentais, pelos estatutos, quando um Grupo de Forcados se apresenta num qualquer espectáculo", por forma "a dignificar a figura do Forcado Amador" - e informa que a Direcção teve conhecimento desta alegada "fardação indevida" de elementos do GFA da Amareleja depois de "visualizar videos e fotos das actuações dos Grupos de Forcados que se apresentaram recentemente na praça de toiros de Valência".
José Fernando Potier, José Luis Gomes e Tiago Prestes, da Direcção da ANGF assinam o breve comunicado em que se anuncia a suspensão imediata dos Forcados da Amareleja. Um caso que promete, desde já, criar alguma polémica.
Esta suspensão não impede os Amadores da Amareleja de pegarem no próximo dia 12 de Maio no Festival Taurino que se realizará na Vidigueira e que é organizado pelo próprio cabo do grupo, António Pedro Vasco, tendo no entando saído do cartel o Grupo de Cascais, uma vez que grupos associados não podem, segundo o estipulado pela ANGF, pegar com grupos não associados.
Em declarações já prestadas à imprensa, o cabo do GFA da Amareleja diz estar "bastante tranquilo com a situação" e confiante de que tudo fique aclarado na próxima Assermbleia-Geral da ANGF, que espera "se realize muito em breve".

Foto D.R.