segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Despede-se Paulo Loução: GFA de Cascais muda de cabo em 2024

Paulo Ricardo Silva Loução, cabo do Grupo de Forcados Amadores de Cascais desde 2016 e membro da formação há 16 anos, vai despedir-se das arenas em 2024. O Grupo anunciou a mudança de cabo nas redes sociais, adiantando, contudo, que por enquanto fica por conhecer o nome do sucessor de Paulo Loução, bem como a data e a praça em que ocorrerá a passagem de testemunho.

Na foto de cima, Paulo Loução com dois ex-cabos dos Amadores de Cascais, Francisco Cano (que refundou o grupo em 1981) e José Luis Zambujeira.

Fundado inicialmente nos anos 60, tendo como data da sua primeira corrida o dia 24 de Março de 1964 na Monumental de Cascais, o Grupo de Forcados Amadores de Cascais teve como cabo fundador José Júlio Costa e da primeira formação faziam parte Luis Mascarenhas (que viria a ser segundo cabo), Carlos AnacletoJosé CarradinhaJoão GasparAugusto Ferreira do Amaral (que posteriormente se viria a destacar no mundo da política), António BustorffAmérico GuerraMário AgostinhoFilipe Malta da CostaSequeira NunesRui AlvarezEduardo BoboneManuel PonteJoaquim MourãoFernando Burnay e Nuno Esperança.

Nesta sua primeira fase, o Grupo esteve em actividade até ao ano de 1976, temporada em que era cabo Mário Agostinho. Elementos dos Amadores de Cascais chegaram a participar nos anos 60 em dois filmes portugueses, "Gado Bravo" e "A Última Pega".

Em 1981, data que passou a constar como a da fundação do Grupo - que nesta temporada cumpriu 42 anos de actividade ininterrupta -, os Amadores de Cascais regressam às arenas sob a chefia de Francisco Cano, antigo forcado dos grupos do Colégio Nun'Álvares de Tomar e de Beja.

Francisco Cano torna-se assim o quinto cabo do Grupo de Forcados Amadores de Cascais e o primeiro desta sua segunda fase. Comanda-o de 1981 a 2000, sendo sucedido por José Luis Zambujeira (2000-2007), Pedro Marques (2007-2012), Joel Zambujeira (2012-2016) e Paulo Loução (cabo actual, desde 5 de Agosto de 2016 - que se vai despedir no próximo ano). 

Ao longo destes últimos 42 anos, o Grupo de Cascais solidificou uma importante posição entre os forcados nacionais e pegou também em arenas de Espanha, de França e Califórnia(Estados Unidos dia América). 

Foto M. Alvarenga