sábado, 18 de novembro de 2023

Ausências estranhas entre os finalistas: Associação Gala da Tauromaquia esclarece tudo

A propósito da estranheza que aqui manifestámos ontem pela ausência, entre outros, do empresário Ricardo Levesinho e do cavaleiro Marcos Bastinhas entre os finalistas mais votados para os prémios de triunfadores da temporada da III Gala da Tauromaquia, os organizadores da mesma enviaram-nos ontem, sexta-feira, o e-mail que publicamos de seguida, respondendo às nossas questões, esclarecendo como se verificaram as votações. Na foto de baixo, os três membros da Associação Gala da Tauromaquia, Diogo Toorn, Nuno Santana e Francisco Mendonça Mira. 

Caro Miguel,


No seguimento da notícia que escreveu durante o dia de hoje, 17 de Novembro de 2023, vem a organização da Gala da Tauromaquia responder às questões levantadas.


A Gala da Tauromaquia e a sua organização procuram desde o primeiro dia unir e congregar os vários artistas e intervenientes da festa neste evento. Com esse objetivo foram feitas já várias alterações e “acrescentos” de modo a que possamos corrigir erros do passado e que possamos realmente ter um evento de todos para todos.


Deste modo, a votação para os finalistas decorre como sempre decorreu, com a possibilidade de todos participarem, mas com a existência de algumas regras básicas que regem a mesma.


Foi estabelecida, desde a segunda edição, a regra de que todos os intervenientes da decorrente temporada podem ser considerados como triunfadores desde que eles próprios participem. A não participação por parte de um interveniente, não votando, indica-nos a sua vontade de não estar envolvido em concurso e por esse motivo não poder ser nomeado. Os artistas que preferiram não participar não podiam por tanto aparecer entre os finalistas, ainda que contactados os apoderados, a decisão foi não participar.


Resumindo, os finalistas são apenas 5 e são encontrados através do somatório das pontuações recebidas. Os intervenientes que não foram escolhidos para os 5 finalistas, ou não obtiveram votos necessários ou não participaram.


Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas e esperamos por si e por todos na III Gala da Tauromaquia a 2 de Dezembro no Restaurante "Kais" em Lisboa.


Com os melhores cumprimentos,

Associação Gala da Tauromaquia


Nota da Direcção - Agradecemos e estamos esclarecidíssimos. Entretanto, ao que apurámos, o caso da ausência do cavaleiro Marcos Bastinhas teve a ver com a sua decisão de não participar - não votou, não podia estar entre os finalistas. Quanto a Ricardo Levesinho, votou - mas não teve votos suficientes dos eleitores e por isso não se encontra entre os cinco finalistas na categoria de empresários. No que respeita ao novilheiro Diogo Peseiro, contrariamente ao que ontem, por lapso, aqui referimos, não esteve o ano inteiro ausente de arenas nacionais: embora não tenha sido contratado para nenhuma novilhada ou corrida de toiros, participou na temporada 2013 actuando em Fevereiro num dos festivais em Mourão; por isso, foi a votos. Mas não obteve os suficientes para estar entre os cinco finalistas da categoria novilheiros.


Fotos D.R.