sexta-feira, 24 de novembro de 2023

António Telles "reforma" o célebre cavalo "Alcochete"

António Ribeiro Telles anunciou nas redes sociais que reformou o célebre cavalo "Alcochete". "Chegou o momento de o deixar ser pai, vou escolher as éguas para com ele darem filhos toureiros" - escreveu o Mestre, recordando que toureou com ele 10 temporadas, lidando 167 toiros colocando 893 ferros curtos e 6 ferros de palmo.

"Grande cavalo o meu 'Alcochete'! A sua genética não pode ser mais toureira: filho do 'Iraque' e neto do 'Neptuno'. Comprei-o ao meu amigo Mavita (Vitor Ribeiro) em 2013, estreei-o na noite que me encerrei com seis toiros na 'Palha Blanco' na terça-feira nocturna, retirou-se das arenas também em Vila Franca de Xira  na passada terça-feira nocturna", acrescenta António.

"Das qualidades que tinha, destaco a sua boa boca, toureou sempre com o mesmo freio e sempre com a mesma furação na barbela, considero-o dos melhores cavalos que tive nestes 40 anos de alternativa! Ajudou-me a competir com todos os toureiros da minha geração e também com todos da geração seguinte", recorda o cavaleiro.

Na foto de cima, o "Alcochete" na primeira vez que António Telles com ele toureou, no quinto toiro da encerrona em Vila Franca na noite de 8 de Outubro de 2013; e, em baixo, com Vitor Ribeiro num grande ferro no Campo Pequeno.

O "Alcochete" pertenceu ao antigo cavaleiro Frederico Cunha, que depois o vendeu a Vitor Ribeiro, que por sua vez o vendeu a António Telles na véspera da sua encerrona na "Palha Blanco".

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo