quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Feira de Abiul com elencos quase rematados

Sujeitos à confirmação da organização (Junta de Freguesia), podemos adiantar que, salvo qualquer alteração final, estão praticamente rematados os três elencos das tradicionais corridas que compõem, no mês de Agosto, a Feira Taurina do Bodo na praça de toiros de Abiul (Pombal), havendo a registar, lamentavelmente e como ontem aqui adiantámos, a mais que certa injustiça ao cavaleiro da terra, Gilberto Filipe, que fica de fora no ano em que celebra o 20º aniversário da sua alternativa.

As duas primeiras corridas serão no fim-de-semana de 3 e 4 de Agosto, sendo a primeira corrida à portuguesa com a participação dos cavaleiros Marcos Bastinhas, Miguel Moura e o praticante Duarte Fernandes, provavelmente com toiros de Charrua. Forcados ainda por designar.

No domingo, dia 4 de Agosto, é a corrida mista e este ano terá a participação do matador espanhol António Ferrera (foto de cima). A cavalo, deverá ser repetido o mesmo formato de 2023, actuando Luis Rouxinol e Luis Rouxinol Júnior e estando as pegas a cargo dos Forcados Académicos de Coimbra, que foram distinguidos como grupo triunfador da temporada passada nesta praça. Os toiros podem ser de Falé Filipe.

Na terceira corrida, dia 14, pode lidar-se um curro de Veiga Teixeira (ainda não confirmado) e o cartel estará formado por Rui Fernandes, Manuel Telles Bastos e Francisco Palha, faltando designar os forcados.

Fotos M. Alvarenga e D.R.