quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Safara: Tertúlia "Os Saltimbancos" distinguiu figuras da tauromaquia

Foi em ambiente de solenidade e glamour, com a sala esgotada, que a Tertúlia Tauromáquica "Os Saltimbancos" fez no passado sábado, pelo segundo ano consecutivo, a entrega dos seus troféus a diversas figuras do mundo taurino, durante um jantar que teve lugar em Safara no Restaurante "O Arcada"

Foi orador do evento o empresário e recordado forcado Rui Gato Rodrigues, presidente da Assembleia-Geral da jovem tertúlia alentejana - na foto de cima, entregando a Maria Inês Núncio, neta do Califa, o prémio a título póstumo por 100 anos de alternativa.

Foram premiados os triunfadores da temporada 2023 no concelho de Moura, mas também foram distinguidas e homenageadas muitas outras figuras do meio tauromáquico nacional.

Os prémios aos triunfadores do concelho de Moura foram outorgados ao cavaleiro João Moura Júnior, à ganadaria Condessa de Sobral e ao Grupo de Forcados Amadores de Safara.


A título póstumo, foi homenageado Mestre João Branco Núncio - figura da tauromaquia mundial - pelos seus 100 anos de alternativa. Foram ainda atribuídos vários prémios Carreira: a João Moura (45 anos de alternativa), a António Ribeiro Telles (40 anos de alternativa), aos Forcados Amadores da Póvoa de São Miguel (20º aniversário). ao fotógrafo taurino António Cecílio, a João Pedro Oliveira (antigo cabo do GFA de Évora) e a Manuel Rovisco (antigo forcado do GFA de Évora).

Foram ainda outorgados o prémio Figura, a título póstumo, a Cláudio Pereira "Cassiano", saudoso elemento do GFA de Moura; e os prémios Amizade e Aficion ao aficionado terceirense José Joaquim Melo e ao ganadeiro terceirense João Gaspar (este não pôde estar presente, mas fez-se representar por Joaquim Pires, a quem foi entregue o seu galardão).


João Anão Madureira, apoderado do rejoneador mexicano Emiliano Gamero, recebeu o prémio Top Mundial, atribuído do toureiro em 2022 e que não tinha sido entregue por ausência deste.


Os cavaleiros João Moura e João Moura Júnior e o antigo forcado eborense Manuel Rovisco não puderam estar presentes por. motivos profissionais, pelo que receberão os seus troféus em próxima ocasião.


Fotos João Maria Limpo


António Telles ladeado pelos aficionados terceirenses Joaquim
Pires e José Joaquim Melo
Bruno Valente (tertuliano), José Brito Limpo e Francisco Ferro
Joaquim Barradas (antigo presidente da Junta de Safara), José
Brito Limpo e o coudeleiro António Diogo Morgado
Marisa Godinho, Maria Almeida, Maria Inês Núncio e seu
marido, José Pereira

João Anão e Rui Gato Rodrigues
João Pedro Oliveira, ex-cabo do GFA de Évora
Valter Rico, cabo do Real Grupo de Forcados
de Moura, recebeu o prémio outorgado a título
póstumo a Cláudio Pereira "Cassiano"
Pedro Lúcio, cabo do GFA de Safara, recebeu o prémio de melhor
grupo no concelho de Moura, galardão entregue pelo tertuliano
Joaquim Barradas
José Joaquim Melo (a representar João Gaspar) e Joaquim Pires
receberam os prémios Aficion e Amizade
As aficionadas Margarida Racha, Marisa Godinho e Lourdes Garcia
Joaquim Barradas e sua Mulher, Marisa Godinho
Rui Gato com a representação do GFA de Évora e João Anão