segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Último adeus a Horácio Lopes hoje e amanhã em Benavente e Póvoa de Santa Iria

As cerimónias fúnebres de Horácio Ribeiro Lopes, antiga glória dos Forcados Amadores de Lisboa, que morreu este sábado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com 76 anos, vão realizar-se hoje e amanhã em Benavente (de onde era natural) e na Póvoa de Santa Iria (onde será cremado amanhã).

O corpo de Horácio Lopes estará hoje, segunda-feira, a partir das 16h00, na Igreja Matriz de Benavente, onde terá lugar o velório. Amanhã, terça-feira, será celebrada missa de corpo presente às 10h30, seguindo o cortejo fúnebre com destino ao crematório da Póvoa de Santa Iria.

Horácio Lopes foi um dos grandes forcados do Grupo de Lisboa, honrando e defendendo esta histórica jaqueta durante 16 anos, nas décadas de 70 e 80, sob o comando do histórico Nuno Salvação Barreto.

Homem íntegro, amigo do seu amigo, celebrizou-se nas arenas como exímio primeiro ajuda e bom cernelheiro, mas sobretudo por ter sido um dos últimos executantes da sorte de pegar de costas. Em 2019 doou ao Museu Taurino da primeira praça do país quatro fotos emolduradas, da autoria do também saudoso Duarte Chaparreiro, que retratam precisamente a última pega de costas que fez em 1977 na arena do Campo Pequeno.

Afastado das arenas há alguns anos (despediu-se em Salvaterra de Magos, entregando a jaqueta a Nuno Salvação Barreto), Horácio Lopes viveu os últimos anos da sua vida em São Martinho do Porto, acompanhando sempre que podia o seu Grupo de Lisboa nas corridas em que este participava. A última vez foi em Setembro do ano passado em Almeirim, onde os Amadores de Lisboa lhe brindaram uma pega.

O antigo forcado lutava há vários anos contra uma leucemia que este sábado acabou por vencê-lo nos Cuidados Intensivos do Hospital de Santa Maria, onde estava há três meses internado depois de o seu estado se ter agravado.

Horácio Lopes, divorciado, era pai de duas filhas - a quem endereçamos as nossas mais sentidas condolências, bem como a todos os seus muitos amigos e ao GFA de Lisboa.

Que em paz descanse.

Fotos D.R., M. Alvarenga, Duarte Chaparreiro, Carlos Brito e Luis Azevedo/Estúdio Z

Foi o último grande executante da sorte da pega de costas
GFA de Lisboa em V. Franca. Horácio Lopes é o segundo a contar
da esquerda, o primeiro é José Augusto Baptista. Também na
foto, entre outros, o saudoso José Manuel Sousa Esteves "Xinha",
José Luis Gomes e António Lapa
Horácio Lopes com Domingos Barroca

Volta à arena com Mestre David R. Telles
A noite da despedida, entregando a jaqueta a Nuno S. Barreto
Com José Luis Gomes, ex-cabo do GFA de Lisboa
Com Pedro Maria Gomes, actual cabo do seu Grupo de Lisboa
Em 2019, com Paulo Pereira, quando doou ao Museu do Campo
Pequeno as fotos da última pega de costas (em 1977)