segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Única no mundo: Forcados de Monsaraz pegam amanhã na praça índigena La Petatera (México)

Embora não estejam anunciados no cartaz (em baixo), os Forcados Amadores de Monsaraz vão actuar amanhã, terça-feira, dia 13, na emblemática praça de toiros mexicana La Petatera (foto), em Villa de Álvarez, Colima, uma das mais antigas do país.

A praça de toiros La Petatera é uma das mais antigas e mais carismáticas do México. É construída e reconstruída todos os anos em Fevereiro a partir de materiais de madeira, há mais de cento e cinquenta anos, para a realização de corridas de toiros durante as festas religiosas.


A construção da praça teve origem na profunda tradição religiosa do povo do Estado de Colima quando no século XVII, a partir de 1658, martirizado por tempestades e tremores de terra, decide colocar-se sob a protecção de S. Filipe de Jesus como seu santo patrono, a quem a partir de então consagra todos os anos, em Fevereiro, as festas religiosas e pagãs, entre as quais se encontra a realização da corrida de toiros.


La Petarera é uma obra única, construída com tecnologia indígena e tem capacidade para albergar cinco mil espectadores.


Esta será assim a quarta corrida da digressão dos Amadores de Monsaraz ao México, a iniciar a temporada de comemoração do 20º aniversário da sua fundação. 


Na passada sexta-feira pegaram em San Luis Potosí, no sábado em Ameca e hoje, segunda-feira, pegam em Autlán de la Grana.


Amanhã em La Petatera, os Forcados de Monsaraz voltam a repartir praça com os Amadores de México numa corrida mista em que actuam o rejoneador Guillermo Hermoso de Mendoza e os matadores Joselito Adame e Diego San Román, lidando-se seis toiros de San Isidro.


Foto D.R.