O matador de toiros português Diogo Santos, natural de Setúbal e há vários anos radicado no Perú, onde é anunciado nos cartazes como "El Portu", toureou esta segunda-feira em Urubamba (Cusco), sendo silenciado no primeiro toiro e dando volta à arena nos segundo.
Lidaram-se toiros das ganadarias Inmaculada (primeiro e quarto), La Rafaela (segundo e terceiro) e Los Arenales (quinto e sexto), na generalidade escassos de apresentação e com poucas condições de lide.
Diogo Santos repartiu cartel com Ángel Jiménez Fuertes (silêncio e volea) e José Luis Murcia (volta e silêncio).
O setubalense Diogo Felipe Lopes dos Santos é o 38º matador de toiros luso com alternativa recebida a 30 de Setembro de 2013 em Santa Cruz, Perú, na primeira corrida da feira em honra do Senhor del Costado.
Foi seu padrinho na cerimónia o peruano Juan Carlos Cubas (palmas nos dois toiros) com o testemunho do espanhol Israel Lancho (silêncio e palmas).
Nessa tarde, com praça esgotada, foram lidados toiros da ganadaria de San Simón e de Huacraruco, complicados e perigosos, excepto o lote do setubalense, o qual indultou o último da tarde.
Diogo Santos teve uma alternativa triunfal, cortando as duas orelhas ao seu primeiro toiro e recebendo depois simbolicamente as orelhas e o rabo do segundo, que indultou.
Foto D.R.