Triunfo memorável do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita na sua encerrona de ontem na praça "Daniel do Nascimento" com seis toiros de altíssima nota da ganadaria Canas Vigouroux (director de corrida esqueceu-se de contemplar este êxito ganadero com a volta à arena do proprietário dos toiros e o público dormente também não a exigiu... assim vai a nossa Festarola, mole e esparvoada...).
Os forcados do Aposento da Moita pegaram os seis toiros todos à primeira numa inesperada encerrona, forçada pela ausência do grupo da Tertúlia Terceirense, que não teve voo para viajar da Ilha Terceira a Lisboa para marcar presença nesta corrida para que estava anunciado.
Foram caras, todos eles com enorme e aclamado brilhantismo, os forcados João Freitas, André Silva, Rafael Silva, António Lopes Cardoso (forcado triunfador da Feira de Setembro na Moita), Tiago Nobre e Luis Canto Moniz (futuro cabo do grupo, que de ontem a um ano assumirá o cargo, substituindo Leonardo Mathias), este com uma primeira ajuda "brutal" do consagrado Martim Cosme Lopes, que depois o acompanhou na volta à arena.
No final, o grupo foi chamado à arena e aclamado pelo público por tão memorável triunfo na sua praça (foto de cima).
Os três cavaleiros estiveram à altura do acontecimento, com actuações de nota altíssima, cada qual com o seu estilo: Leonardo Hernandéz reafirmou as suas reconhecidas qualidades e voltou a demonstrar que é um rejoneador apto a fazer história no nosso país; Luis Rouxinol Júnior voltou a estar muito acima da média, confirmando os importantes triunfos anteriores, galvanizando o público com a sua raça e a sua ousadia; e Tristão Telles Queiroz, que andara meio irregular nas últimas corridas, deu ontem por fim um toque importantíssimo da sua arte e do seu valor, conquistando o público pela irreverência e pela emoção que colocou em todas as sortes e em todos os recortes. Esteve simplesmente arrebatador.
A corrida de ontem foi dirigida por Tiago Tavares, que esteve assessorado pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva. Nada a apontar, a não ser o esquecimento de reconhecer o triunfo da ganadaria contemplando o ganadeiro com uma mais que merecida volta à arena.
Ao início da corrida foi guardado um respeitoso minuto de silêncio em memória do forcado João Morais, do Aposento da Moita; e do ganadeiro Isidro Ricardo Silva, proprietário da ganadaria Santos Silva.
Ao longo deste dia de domingo, não perca a análise detalhada de Miguel Alvarenga e todas as fotos desta corrida de ontem na Moita, que registou uma entrada (habitual nesta data) de meia casa fraca - as sequências das seis pegas, os melhores momentos das lides dos cavaleiros e os Famosos.
Fotos M. Alvarenga
Leonardo Hernández |
Luis Rouxinol Jr. |
Tristão Telles Queiroz |