A empresa Toiros com Arte renegociou esta semana com a Santa Casa da Misericórdia o contrato de adjudicação da Monumental do Montijo, cujo caderno de encargos obrigava, pela primeira vez nos últimos anos, à realização de duas corridas nas Festas de São Pedro - as quais chegaram a ser anunciadas para os dias 28 e 30 de Junho.
A pouca presença de público (não chegava a meia casa) na recente corrida de Maio terá levado os empresários Jorge Dias e Samuel Silva a procurar renegociar o contrato com a Santa Casa, com o objectivo de "se livrarem" de uma das duas datas obrigatórias no São Pedro - e conseguiram.
Assim, e segundo apurámos (ainda sem a confirmação oficial da empresa ou da Santa Casa), haverá uma única corrida pelas Festas de São Pedro, na noite de 28 de Junho, que será a da comemoração dos 20 anos de alternativa do cavaleiro Gilberto Filipe (foto de baixo).
Para dia 30 estava prevista uma segunda corrida com pais e filhos (onde, entre outros, entravam Paulo Caetano e Pablo Hermoso para se despedir do público montijense), mas fica sem efeito. E os pais e filhos (sem Caetanos e sem Hermosos) passam para a corrida de dia 28, cujo cartel vai ser de sete cavaleiros.
Gilberto Filipe vai comemorar os seus 20 anos de alternativa nesta mesma Monumental em que a recebeu, ao lado de representantes de três das mais emblemáticas famílias de cavaleiros nacionais. Toureiam com ele João Moura e Miguel Moura, António Telles e António Telles Filho e Luis Rouxinol e Luis Rouxinol Júnior.
A esta corrida, segue-se outra em 28 de Julho, comemorativa do aniversário dos Forcados Amadores do Montijo e da alternativa do cavaleiro Francisco Palha.
Fotos M. Alvarenga e Emílio de Jesus/Arquivo