O valoroso novilheiro luso Gonçalo Alves, representando a Escola de Toureio "José Falcão" de Vila Franca de Xira, deixou ontem óptimo ambiente na final do 4º Certame de Escolas Taurinas de Villa Ampudia (Palencia, Espanha), com uma artística e templada faena que iniciou de joelhos em terra (foto de cima) e que brindou ao ganadero José Luis Mayoral, a quem pertenciam os quatro novilhos lidados ontem (sem morte) pelos quatro jovens toureiros finalistas.
O vencedor do certame foi Rafael de la Cueva, da Escola Taurina de Madrid, tendo disputado ainda esta final os novilheiros Eduardio Rodríguez (Escola de Palencia) e Diego Mateos (Salamanca). Os quatro novilheiros deram aplaudidas voltas ao ruedo.
Rafael de la Cueva consagra-se assim como vencedor do 4º Certame de Escolas Taurinas de Villa Ampudia, depois de Tristán Barroso em 2021, Juan Pérez em 2022 e Alejandro González em 2023.
Neste quarto certame participaram 18 novilheiros de escolas taurinas de Espanha, França e Portugal, tendo sido Gonçalo Alves o único português presente no ciclo - um evento que teve hoje honras de primeira página no jornal "Diario Palentino" de Palencia (em baixo).
Fotos D.R.
Os quatro finalistas ontem em Villa Ampudia (Palencia) |
Dois momentos da faena do nosso novilheiro e, em baixo, primeira página do "Diario Palentino" desta 2ª feira com o Certame das Escolas Taurinas em destaque |