quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Francisco Palha "armou o taco" em Abiul e Rui Fernandes deu lição de maestria

José V. Claro - Francisco Palha (fotos de cima) "armou o taco" ontem nos dois toiros em Abiul (praça cheia) na terceira e última corrida da Feira Taurina do Bodo, uma noite de muito esplendor também marcada por uma lide magistral de Rui Fernandes (foto de baixo) no seu primeiro toiro e por uma lição de maestria e valor no segundo, um toiro difícil, exigente e manso. 

Triunfos destacados em Abiul de dois cavaleiros que na próxima quinta-feira vão estar no Campo Pequeno na terceira grande corrida da temporada com Rui Salvador (despedida) e Miguel Moura frente a oito toiros da dura ganadaria do Dr. António Silva.

Francisco Palha, a atravessar um momento de excepção - hoje toureia nas Caldas à tarde e em Messejana à noite, quinta-feira em Lisboa e domingo em Madrid - marcou a noite de ontem na bonita praça de Abiul, a mais antiga de Portugal, com duas actuações de génio que galvanizaram o público.

Esteve superior no seu primeiro toiro, dando aplaudida volta à arena; e no segundo do seu lote, último da corrida, partiu a loiça toda com ferros de grande emoção, a deixar arrancar o toiro, a esperar por ele, criando uma autêntica loucura nas bancadas. Deu volta à arena, obrigaram-no a ir aos médios e pediram ainda uma segunda volta.

Rui Fernandes realizou uma grande lide no toiro que abriu praça, dando também uma volta à arena com calorosos aplausos do público; e no segundo do seu lote, manso e exigente, a pôr dificuldades em todos os terrenos, protagonizou o cavaleiro uma lide digna de Figura, de muito valor, muita entrega e enorme maestria. Embora autorizada pelo director de corrida, não quis dar volta à arena- merecia-a.

Manuel Telles Bastos esteve ao seu melhor estilo no segundo toiro da noite, sendo premiado com volta à arena; no segundo sentiu dificuldades perante um toiro mando e muito exigente, mas deu volta à arena no final.

Pegaram os forcados Amadores de Alcochete, na estreia como cabo de António José Cardoso; e os Amadores do Aposento da Chamusca.

Foram caras pelo Grupo de Alcochete os forcados Pedro Dias (à primeira), Afonso Capricho (à primeira) e João Diniz (à terceira); e pelos dos Aposento da Chamusca pegaram Francisco de Andrade (à segunda), Vasco Coelho dos Reis (também à segunda) e o cabo João Saraiva (à primeira).

Lidaram-se toiros da séria e exigente ganadaria Fernandes de Castro, de apresentação irrepreensível, com quatro bons toiros, os três primeiros e o sexto; e dois a acusarem mansidão, o quarto e o quinto.

Fotos Maria Mil-Homens e João Silva