sábado, 7 de setembro de 2024

Imagens que marcam uma noite de glória e de glamour na primeira praça do país

Pablo Hermoso de Mendoza despediu-se em glória de uma das praças-talismã da sua carreira e de um país que o idolatrou anos a fio, saindo ontem do Campo Pequeno debaixo de uma estrondosa ovação, com o público todo de pé, levado em ombros por vários companheiros - Francisco Palha "acartou-o" pela arena e na saída pela Porta Grande, ladeado pelos companheiros de cartel Luis Rouxinol e António Telles, e também por João Moura, João Ribeiro Telles, António Telles Filho e Luis Rouxinol Júnior (primeira foto de cima). E esta é uma das imagens que ficam a marcar a noite de apoteose que ontem se viveu no Campo Pequeno.

Outra imagem (segunda foto de cima) é a da triunfal volta à arena, no final da corrida, do glorioso Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, que comemorou 80 anos de actividade ininterrupta com muitas das suas recordadas glórias de novo fardadas e com seis grandes pegas, cinco à primeira e uma à segunda, saindo também pela Porta Grande, a da glória e do triunfo.

Mas há mais imagens marcantes e que ficam na história desta memorável corrida que ontem encerrou a temporada do Campo Pequeno: e uma delas, registada em exclusivo pelo "Farpas" (foto em baixo), guarda para a posteridade o momento em que o cavaleiro João Ribeiro Telles e o empresário Samuel Silva (da empresa Toiros com Arte, parceira de Pombeiro em várias praças) apertam finalmente a mão, sob o olhar do Maestro João Moura, depois de esta temporada terem chegado a acordo para várias corridas e no último momento se ter desfeito esse acordo, deixando o cavaleiro da Torrinha excluído dos cartéis das praças geridas pela empresa Toiros com Arte. O aperto de mão e os sorrisos que ambos expressaram para a fotografia podem querer significar um regresso à normalidade nas relações comerciais entre o cavaleiro e a empresa de Samuel? O tempo nos trará a resposta...

Mais imagens marcantes são aquelas que também damos à estampa em baixo e que retratam alguns dos momentos das várias homenagens que ao início da corrida foram prestadas ao Grupo de Forcados Amadores de Lisboa e ao seu antigo e emblemático cabo José Luis Gomes, sucessor do histórico fundador Nuno Salvação Barreto e pai do actual cabo Pedro Maria Gomes.

Houve várias individualidades na arena a homenagear José Luis Gomes e o Grupo de Lisboa. As mais significativas terão sido as de Filipe Anacoreta Correia, vice-presidente da Câmara de Lisboa, em representação da autarquia; de Telmo Correia, que foi referenciado apenas como vice-presidente do CDS/PP (a seu pedido junto da organização) e não como Secretário de Estado da Administração Interna, embora todos saibam que é membro do actual Governo e que, por isso, se pode dizer que também houve representação governamental na homenagem aos Forcados Amadores de Lisboa; de Elísio Summavielle, antigo Secretário de Estado da Cultura; e, sobretudo, do muito aficionado João Soares, que foi o Presidente da Câmara de Lisboa que mais apoiou o grupo de forcados da capital.

Ao intervalo, os empresários Luis M. Pombeiro, Jorge Dias e Samuel Silva, assim como a Direcção da APSL, homenagearam Pablo Hermoso de Mendoza, que entrou a cavalo na arena com uma guarda de honra prestada pelos cavaleiros da Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Lusitano (APSL), liderados pelo conhecido equitador Miguel Fonseca e que brindaram o público com uma curta exibição antes da homenagem a Hermoso.

E ficam ainda algumas primeiras imagens das actuações de António Ribeiro Telles (um espanto no seu segundo toiro, parecia ele um miúdo a afirmar-se!), de Luis Rouxinol (magnífico, sendo no conjunto das duas lides aquele que mais regularidade pontuou) e de Pablo Hermoso de Mendoza, a quem coube o pior lote de toiros, mas que deu a volta por cima e saíu em apoteose nesta que foi a sua última actuação numa praça de Portugal.

Ao longo do dia, não perca, a seguir, a análise detalhada de Miguel Alvarenga; as fotos das seis pegas dos Amadores de Lisboa aos toiros de Charrua; os melhores momentos dos três cavaleiros; e, claro, todas as fotos dos muitos Famosos que esgotaram - com cinco dias de antecedência - a lotação do Campo Pequeno.

Vamos ter um dia em grande!

Fotos M. Alvarenga

João Telles e Samuel Silva (Toiros com Arte): chegou a bonança
depois da tempestade?... Ou o retrato foi só fumaça?...


Câmara Municipal homenageou o Grupo de Forcados de Lisboa
com a presença do vice-presidente Filipe Anacoreta Correia

Telmo Correia, Secretário de Estado da Administração Interna,
preferiu ser referenciado como vice-presidente do CDS/PP na
hora de render a sua homenagem ao GFA de Lisboa
A importante presença de Elísio Summavielle, recordado Secretário
de Estado da Cultura e grande defensor da Tauromaquia
Ex-Presidente da Câmara de Lisboa: a significativa homenagem 
de João Soares aos Forcados de Lisboa - que sempre apoiou
Pablo Hermoso homenageado ao intervalo com guarda de honra
dos cavaleiros do Carrocel da APSL

Ovação calorosa a Mestre António Ribeiro Telles, que ontem 
esteve magistral na lide do quarto toiro - toda uma lição de
cátedra!

Memorável Rouxinol - foi ontem, no conjunto das
duas lides, o mais regular e agitou o público com
duas lides verdadeiramente apoteóticas



Lisboa de pé a aclamar o seu ídolo. Pablo Hermoso despediu-se
com um emotivo brinde ao público de Portugal e em especial da
"sua" praça do Campo Pequeno