sexta-feira, 4 de julho de 2025

Primos desavindos defrontam-se domingo em Vila Franca

O negócio de um cavalo, há uns anos, terá estado na origem da má relação que separa hoje os primos João Ribeiro Telles e Francisco Palha, cuja rivalidade e competição na arena continua a ser uma aposta de muitos empresários, a começar pelos de Vila Franca, uma "praça dos Telles", onde no próximo domingo se voltam a defrontar na corrida mista do Colete Encarnado, ao lado do matador francês Sebastián Castella, um toureiro com fortes raízes nesta terra onde deu os primeiros passos na arte do toureiro quando era ainda um menino de 12 anos.

Telles e Palha estão em "guerra" dentro e fora da arena. Mas recusam alimentar essa "guerra" nas vésperas de mais um esperado e motivo confronto.

"Não dou importância a essas coisas que se passam fora da praça... E ele nem meu primo direito é, é mas é primeiro direito do meu pai, meu não. O que interessa é que somos dois cavaleiros num grande momento de forma e que isso vai ser patente no domingo na praça" - diz-nos João Telles.

Francisco Palha, por seu turno, nega também qualquer troca de galhardetes com o primo fora da arena: "Não alimento guerras! Eu sou de paz! E espero com a minha serenidade e paz conseguir dar o meu melhor em Vila Franca! E que seja uma grande tarde de toiros!".

As pegas vão estar a cargo dos valentes Forcados de Vila Franca, sob, comando de Vasco Pereira. Lidam-se a cavalo toiros de Vale do Sorraia e a pé de Herdeiros de Varela Crujo.

Bilhetes disponíveis em www.palhablanco.pt e pelo telefone 927 002 555.

Fotos M. Alvarenga e Henrique de Carvalho Dias

Castella em 2017 na Moita brindando a Rogério Antunes, glória
dos Forcados de Vila Franca, em nome desses primeiros tempos
em que deu os primeiros passos nesta arte com apenas 12 anos